Casos de Covid-19 em Valadares aumentaram mais de 100% em 15 dias

Primeiro fim de semana com comércio fechado teve 64 novos casos e mais uma morte confirmada, além de denúncias contra descumprimento do decreto municipal

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado às 18 horas desse domingo (21), Governador Valadares tem agora 665 casos confirmados de Covid-19. Há exatamente 15 dias, no dia 7 de junho, o número era de 271 — isso significa um aumento de 145% no total de casos confirmados em duas semanas. A média está bem acima da porcentagem de aumento no Estado e no país para o mesmo período, que foram respectivamente de 56% (Minas Gerais) e 84% (Brasil).

Em relação ao número de mortes, Governador Valadares chegou a 38 confirmações nesse domingo. A última morte confirmada foi de um homem de 61 anos que, de acordo com a SMS, já tinha outras comorbidades.

Denúncias sobre descumprimento do decreto

Nos comentários da publicação do último boletim epidemiológico na página da Prefeitura de Governador Valadares, várias pessoas comentaram sobre situações de desrespeito ao Decreto Municipal 11.177. A determinação estabelece que nos dois últimos fins de semana de junho apenas atividades essenciais podem funcionar.

As denúncias vão desde pessoas andando sem máscara nas ruas, o que também está proibido, até aglomerações em festas e bares. Além disso, o DRD também recebeu denúncias sobre comércios que estariam funcionando irregularmente no Jardim Pérola, onde a polícia teria chegado a intervir.

Entramos em contato com a Prefeitura de Governador Valadares para esclarecer as informações sobre a fiscalização do cumprimento do decreto no fim de semana. A prefeitura informou que está apurando as informações com a PM e com os demais envolvidos. Disse também que divulgará o balanço da fiscalização ainda nesta segunda-feira (22).

Taxa de ocupação de leitos

Em relação à taxa de pessoas internadas em leitos de UTI do Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV), o número subiu de 17 no sábado, para 21 no domingo. Destes, 11 pacientes são de Valadares e 10 são de outras cidades da região. Vale lembrar que Governador Valadares é polo da macrorregião de saúde leste e, por isso, atende pacientes de outros 50 municípios.

A taxa de ocupação de leitos no HMGV atualmente é de 70%. Já nos hospitais da rede particular, cuja ocupação já chegou mais de uma vez aos 100%, a taxa atual é de 94,10%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM