GOVERNADOR VALADARES – A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) está com inscrições abertas para o casamento comunitário que acontecerá no dia 26 de agosto. Segundo a instituição, o casamento é realizado pelo “Balcão da Cidadania”, projeto da Univale que oferta serviços para a comunidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 18 de agosto.
O casamento comunitário da Univale é uma tradição em Governador Valadares e região. Dessa forma, graças à iniciativa da instituição, que envolve diversos cursos para promover os serviços gratuitos, na sua última edição, o “Balcão da Cidadania” inscreveu e formalizou a união de cerca de 70 casais.
Inscrição e documentos
Para se inscrever, os casais devem comparecer ao Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), das 13h às 17h. O escritório fica na rua Lincoln Byrro, 281, no bairro Vila Bretas. Para realizar a inscrição, conforme a universidade, é preciso levar os seguintes documentos:
- Solteiro (a): certidão de nascimento original e uma cópia dessa certidão, com o prazo máximo de três meses de emissão;
- Divorciado (a): certidão de casamento original e uma cópia dessa certidão, com a averbação do divórcio e partilha/inexistência de bens, com o prazo máximo de três meses de emissão; mas caso na certidão de casamento não conste a partilha/inexistência de bens, trazer cópia da petição inicial do divórcio e sentença do juiz ou certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de divórcio; certidão de nascimento (não precisa ser atualizada);
- Viúvo (a): certidão de casamento original e uma cópia dessa certidão, com o prazo máximo de três meses de emissão; certidão de óbito original do cônjuge falecido e uma cópia desta certidão; comprovação de inventário/inexistência de bens (certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de inventário ou cópia da sentença do inventário).
- Todos: cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge varão (marido); cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge virago (esposa); cópia do comprovante de residência do casal; cópia da certidão de nascimento dos filhos em comum, mas se houver; telefone de contato e e-mail;
- Testemunhas: cópia do documento de identidade e CPF das duas testemunhas (uma cópia), bem como comprovante de endereço das testemunhas (uma cópia).
Testemunhas
De acordo com a Univale, são necessárias apenas duas testemunhas para o casal (não pode ser parente do casal), as quais deverão comparecer por duas vezes: A primeira será na data da inscrição, juntamente com o casal, para preenchimento do pedido inicial, e a segunda na audiência, no dia 26 de agosto, onde serão ouvidas para comprovar que o casal vive em união estável, devendo conhecer os conviventes desde o início da união. Assim como levar documento com foto no dia do casamento.
Portanto para mais informações, entre em contato com o Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) pelo telefone (33) 3279-5922.
Comments 4
Boa tarde!
Minha certidão de divórcio não consta a partilha dos bens.
Tenho uma cópia da sentença, gostaria de saber se atende uma vez que nela fala sobre a partilha dos bens.
O cartório aqui de Governador Valadares não aceitou esta certidão e nem a cópia da sentença, disseram que teria que ter a certidão contando a partilha e como eu morava em Ipatinga e meu processo de separação foi lá e há seis anos não consegui mudar nada.
Entre em contato com o Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) pelo telefone (33) 3279-5922.
qual o plaso de entrega da certidao do casamento comunitario pra mim poder fazer a mudança de nome
Te ho que tirar outra declaração de averbação. A minha já tem mais de 2 anos.