O intuito é garantir mais preparo aos trabalhadores que atuam em podas de árvores
Para zelar pela vida e profissionalismo das equipes responsáveis pela poda de árvores em Governador Valadares, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho deu início, ontem (11), ao “Treinamento em Alturas”. O intuito da capacitação é preparar os trabalhadores para exercer a atividade da poda com mais segurança.
O curso está sendo ministrado pelo 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros e é conduzido em duas etapas: teoria e prática. A abordagem do treino vai desde a prevenção até os primeiros socorros, em caso de acidentes. Os servidores selecionados para receber essa qualificação foram aqueles que trabalham acima de dois metros de altura. Este critério é estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).
O intuito é treinar cerca de 30 a 40 pessoas. Mas por conta da pandemia da Covid-19, os trabalhadores foram divididos em dois grupos. A previsão é que em março aconteça a segunda edição do treinamento. Ambas as turmas vão receber o certificado da capacitação.
A diretora do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, Rosemery Pimentel, destaca que a capacitação é uma exigência do MTE, mas que nunca antes outro governo havia feito um treinamento com essa temática e estrutura. “Nossa missão é promover um conjunto de ações, medidas e programas de segurança do trabalho. Visando assim a preservação da saúde e da vida, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, pontuou.
*Com informações da Secom/PMGV