Uma das medidas é criar uma sala exclusiva para testagens do novo coronavírus nos servidores, aliviando assim a sobrecarga das unidades de saúde
Na tarde dessa segunda-feira (3), a direção do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) se reuniu com o prefeito André Merlo (PSDB) na Sala Diamante, que fica no 4º andar da Prefeitura, para apresentar o projeto técnico institucional da Casa do Servidor, nome popular do departamento, relatando as ações que têm sido promovidas junto aos funcionários municipais. Estiveram presentes Rosenery Pimentel de Almeida Gonçalves, diretora do DSST, José Eustáquio Natal, secretário Municipal de Administração, Priscila Erlacher, chefe de gabinete; os médicos Dr. Felipe Carvalho e o Dr. Bruno Diniz, a fisioterapeuta Neyla Pollyana Soares, a técnica de enfermagem Joelma Ferreira e o técnico de segurança do trabalho Gustavo Batista.
A nova direção trouxe uma visão diferenciada para o departamento, através do plano que foi traçado no início deste ano, em janeiro, de onde vieram as alterações na identidade visual, a definição dos valores, missão e visão da casa, a expansão dos setores e o planejamento estratégico das ações de execução imediata.
Na prática, os servidores já contam com as Unidades de Assistência Ocupacional aos Servidores (UAOS), que visam prevenir e proteger a integridade física e emocional dos funcionários no próprio local de trabalho, oferecendo em salas fixas e também através de uma unidade itinerante, orientações sobre saúde e segurança laboral, consultas e diagnósticos primários, além de promoverem exercícios e medidas de combate à Covid-19.
Rosenery Pimentel agradeceu à administração municipal o apoio oferecido ao DSST: “Não adianta ter um bom projeto sem ter ninguém pra aprovar e viabilizar”, afirmou a diretora. O prefeito reconhece o trabalho efetivo que está sendo feito para os servidores, e durante o encontro reforçou a importância de ampliar todas as medidas que promovam a saúde daqueles que se dedicam ao serviço público: “É preciso investir; tudo que é para promover a saúde e o bem-estar dos servidores vale a pena. Podemos, inclusive, buscar meios de viabilizar uma capacitação geral de todos em diversos segmentos”, propôs.
A Prefeitura, por meio do DSST – Casa do Servidor, busca ser referência em segurança, prevenção e promoção da saúde dos servidores municipais, visando mais qualidade de vida no trabalho, através de programas e ações desenvolvidos para esse fim. É cuidando dos nossos servidores que os incentivamos a continuarem prestando um serviço de excelência à população.