Caitlyn Jenner visitou a fronteira com o México e reiterou sua posição de combater a imigração desordenada e ilegal que ocorre atualmente no estado que é uma das portas de entrada destes imigrantes
A candidata ao governo da Califórnia, Caitlyn Jenner, visitou a fronteira dos Estados Unidos com o México na sexta-feira, dia 13, e insistiu que o estado deve fazer “o que for preciso” para proteger a região em meio a um aumento histórico de imigrantes. Ela, que concorrerá pelo partido Republicano em uma tentativa de derrubar o atual governo, criticou o governador Gavin Newsom e prometeu apoiar a polícia e o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP, sigla em inglês).
“Precisamos, como californianos, proteger nossas fronteiras, custe o que custar”, disse a ex-atleta olímpica, de acordo com a afiliada local da Fox, KSWB. “Esta fronteira é tão importante para nosso país, para nosso estado e nós a controlamos”, acrescentou Jenner, que disse que a questão da fronteira foi uma inspiração para disputar a corrida para governadora. “As fronteiras funcionam. Sou 100% a favor da imigração legal e quero ver os imigrantes chegando ao nosso país. Eles são uma parte vital de nossa sociedade, são uma parte vital de nossa economia e precisamos protegê-los”, afirmou.
No Twitter, Jenner prometeu terminar o muro da fronteira, o que cumpriria uma promessa de campanha importante do ex-presidente Donald Trump. Na sexta-feira, ela escreveu um texto e compartilhou um vídeo que mostra imigrantes atravessando ilegalmente a fronteira: “Na fronteira agora. Pessoas entrando ilegalmente!. Como governadora, irei terminar o muro com fundos estaduais! @GavinNewsom falhou, permitindo que a imigração ilegal se tornasse desenfreada em nosso estado”.