Câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais atinge o público feminino em todo o planeta. FOTO: Freepik

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais atinge o público feminino em todo o planeta

GOVERNADOR VALADARES – Corridas, palestras, consultas e autoexame. Essas são algumas ações ao longo do mês de outubro. O período, marcado pela campanha nacional de combate ao câncer de mama e câncer de colo do útero, tem como objetivo principal alertar e conscientizar o público sobre a importância de exames preventivos.

A ação surgiu no início da década de 1990, nos Estados Unidos, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura. Porém apenas em 1997 as entidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. Porém um pouco atrasado, o Outubro Rosa surgiu no Brasil nos anos 2000, através da iniciativa de um grupo de mulheres que lutavam pela causa.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais atinge o público feminino em todo o planeta. Ou seja cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo. No Brasil foram previstos 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, isso representa um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Ele também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

Possíveis causas

Especialistas afirmam que não há uma única causa para o câncer de mama. Alguns fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo.

Mas em Governador Valadares existem alguns grupos de apoio voltados para oferecer acolhimento a pacientes que convivem ou já conviveram com a doença. O “Tarde Rosa” é um deles. Dessa forma, formado por mulheres que já enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama, elas organizam um cronograma especial. Nele estão previstas palestras com profissionais da saúde, festas, atividades físicas, momentos de fé e rodas de conversa para a partilha de experiências. O objetivo é alegrar os pacientes e tornar a caminhada mais leve.

O Abrigo Esperança, localizado no bairro Vila Isa, também acolhe pacientes oncológicos e renais crônicos. Aliás a casa oferece boa alimentação, conforto, acompanhamento médico e demais atividades cotidianas e de interação social.

No entanto a melhor forma de se prevenir do câncer de mama é tendo um acompanhamento médico e praticar hábitos saudáveis. Não fumar e evitar o tabagismo passivo ou ativo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama. Portanto confira outras medidas abaixo:

  • Praticar atividade física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar seu bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM