GOVERNADOR VALADARES – As equipes Filadélfia Futebol Clube e Valadares Esporte Clube Feminino foram homenageadas durante Reunião Especial realizada na Câmara Municipal de Governador Valadares, na noite desta quarta-feira (17). A iniciativa partiu da vereadora Fernanda Braz (DC) e reconheceu conquistas esportivas expressivas alcançadas ao longo de 2025, que projetaram o município nos cenários nacional e internacional do futebol feminino.
A homenagem destacou a classificação das equipes para a Série A3 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2026 e para a Copa do Brasil de Futebol Feminino 2026, além do título de Campeão Brasileiro de Futebol 7 Feminino 2025. Também foram reconhecidas as convocações das atletas Ianni Souza, Karolayne Belizário, Laine da Silva e Glaiciane Coutinho para a Seleção Brasileira de Futebol 7, campeã da Copa das Confederações 2025, bem como a convocação do técnico Alexandre Cadetti para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira, participando diretamente da conquista internacional.
Durante o uso da tribuna, a vereadora Fernanda Braz fez um pronunciamento em defesa do futebol feminino e do papel social do esporte. Segundo ela, o ano de 2025 representou uma “virada de chave” para o esporte local, com a participação inédita de atletas valadarenses no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino e a conquista de vagas em duas das principais competições nacionais. “Isso não é apenas um feito esportivo, é um marco histórico. É Valadares definitivamente colocada no mapa do futebol feminino brasileiro”, afirmou.
Na sequência da solenidade, foram entregues as placas de homenagem ao Filadélfia Futebol Clube e ao Valadares Esporte Clube Feminino, recebidas pelo técnico Alexandre Cadetti e pelo presidente do Filadélfia, Euler Marra. Também foram homenageadas as atletas Aline Santiago, Amanda Ribeiro, Beatriz Faustino, Glaiciane Coutinho, Ianni Souza, Karolayne Belizário, Laine da Silva, Maria Luíza de Macedo, Michaelen Martin, Milena Albino, Steffany Faria, Taís Heloísa Machado, Tayane da Silva, Tayná Nogueira e Thaline Santos. O técnico Alexandre e o presidente do Filadélfia receberam, ainda, homenagens individuais.
Em seu discurso, Alexandre agradeceu à vereadora Fernanda e à Câmara Municipal, ressaltando que os resultados são fruto de um trabalho coletivo. O técnico citou colaboradores e dirigentes que contribuíram ao longo do processo e destacou a realização de um sonho pessoal. “Sempre sonhei em colocar uma equipe do futebol feminino no cenário nacional, e conseguimos. Foi muita garra, muita gente envolvida. Essas meninas são guerreiras e ainda vão crescer muito, não só no futebol, mas na vida”, declarou.
Já o presidente do Filadélfia, Euler Marra, chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas fora de campo e para a necessidade de maior apoio institucional e privado ao esporte. “É muito sofrido fazer esporte numa cidade do tamanho de Valadares, que tem potencial econômico e visibilidade nacional e internacional. O futebol feminino cresce no mundo inteiro, e só não enxerga quem não está acompanhando. Falta empenho do poder público e do setor privado”, criticou, defendendo que o município aproveite o momento favorável da modalidade, especialmente com o Brasil sediando a Copa do Mundo Feminina em 2027.








