GOVERNADOR VALADARES – A Câmara Municipal de Governador Valadares realizará nesta quinta-feira (26), às 14h, uma audiência pública para debater o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, proposto pela Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro acontecerá no plenário da Câmara, no Centro da cidade, e é aberto ao público. A iniciativa foi uma requisição da vereadora Gilsa Santos (PT) e contará com a participação de representantes da Diocese de Valadares, de movimentos sociais, Pastorais Sociais, CEBs, além de membros da sociedade civil, autoridades locais e população em geral.
Meio ambiente em pauta
O objetivo da audiência é ampliar o debate sobre os impactos ambientais e sociais gerados pelo atual modelo de desenvolvimento. Temas como as mudanças climáticas, o assoreamento do Rio Doce, a degradação da vegetação nativa, o cuidado com as nascentes, topos de morro, encostas, qualidade do solo e a produção agrícola sustentável estarão no centro das discussões.
Segundo a vereadora Gilsa Santos, o pedido da audiência pública surgiu após um diálogo com agentes pastorais envolvidos com o tema da campanha, especialmente integrantes das Pastorais Sociais, da Boa Nova e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
“Eles perceberam a urgência de denunciar os males que nós, enquanto sociedade, temos causado ao meio ambiente e, consequentemente, a nós mesmos”, explicou a vereadora.
Gilsa também destacou a importância de envolver a população na construção de soluções:
“Esta Casa Legislativa tem o dever de ampliar esse debate e contribuir para alcançarmos a cidade do bem-viver. Essa audiência é um espaço de escuta, denúncia, reflexão e também de construção coletiva de soluções”, reforçou.
Resumo das informações:
- Evento: Audiência Pública – Fraternidade e Ecologia Integral
- Data: Quinta-feira, 26 de junho de 2025
- Horário: 14h
- Local: Plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares
Rua Marechal Floriano, 905 – Centro - Aberto ao público








