GOVERNADOR VALADARES – Durante a primeira reunião ordinária de 2026, realizada nesta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Governador Valadares anunciou oficialmente a nova composição dos blocos parlamentares e das bancadas partidárias. A comunicação foi feita em plenário pelo vereador Igor Costa. Conforme o anúncio, o Legislativo municipal contará neste ano com dois blocos parlamentares e quatro bancadas. Um dos blocos será formado por oito vereadores, enquanto o outro reunirá cinco parlamentares. Já as bancadas partidárias serão compostas por dois vereadores cada.
O bloco com oito vereadores reúne representantes do PMB, PL, Mobiliza, Novo, PSDB, MDB e PRD. Integram o grupo os vereadores Jackes Keller e Lei do Mãe de Deus (PMB), Will Sirlei (PL), Igor Erick (Mobiliza), Alê Ferraz (Novo), Kátia do Betinho Detetive (PSDB), Ademar do Turmalina (MDB) e Roncali da Farmácia (PRD). A liderança do bloco ficará sob responsabilidade do vereador Jackes Keller, tendo Roncali da Farmácia como vice-líder. Já o segundo bloco, formado por cinco vereadores, é composto por parlamentares do União Brasil e do Progressistas. Fazem parte do grupo os vereadores Igor Costa, Dandan Cesário e Betão do Porto (União), além de Jamir Calili e Geisa Luana (Progressistas). A liderança será exercida por Betão do Porto, com Geisa Luana assumindo a vice-liderança.
Além dos blocos parlamentares, também foram anunciadas quatro bancadas partidárias. A bancada do Republicanos é formada pelos vereadores Jepherson Madureira e Ulisses Gomes, que assume a liderança. No Democracia Cristã, os vereadores Waguinho e Fernanda Braz compõem o grupo, sendo Fernanda Braz a líder. Pelo Avante, a bancada é formada pelos vereadores Valdivino Lima e Amaral do Povo, que exercerá a liderança. Já o Partido dos Trabalhadores será representado pelos vereadores Gilsa Santos e Sandra Perpétuo, que liderará a bancada.
Após o anúncio, o presidente da Câmara, vereador Alê Ferraz, convocou uma reunião de lideranças para deliberar sobre a proporcionalidade das indicações para as comissões permanentes da Casa. Segundo ele, caso não haja consenso entre os parlamentares, a Presidência exercerá a prerrogativa regimental de realizar as indicações. O presidente também destacou que, neste segundo ano da legislatura, as reuniões das comissões permanentes deverão cumprir rigorosamente o Regimento Interno. De acordo com Alê Ferraz, os encontros ocorrerão de forma pública, transparente e com transmissão ao vivo, sempre no terceiro e quarto dias do período de reuniões ordinárias, com pauta previamente divulgada e os membros ocupando seus lugares à mesa.
Ainda conforme o presidente, os requerimentos deverão, em sua maioria, ser debatidos e deliberados prioritariamente no âmbito das comissões, medida que, segundo ele, busca alinhar o funcionamento do Legislativo municipal às boas práticas adotadas em outros parlamentos.







