Após ter sido adiado em 2020 e 2021 devido à pandemia, o New York Coffee Festival volta a acontecer e trouxe de volta o café ilimitado. O evento ocorreu entre os dias 7 e 9 de outubro, no Metropolitan Pavilon, em New York.
O festival contou com apresentações de expositores inovadores no ramo de café, workshops educacionais, música ao vivo e muito mais. Nesta edição, o primeiro dia, foi dedicado aos visitantes da indústria e comércio, e o restante aos consumidores finais.
Para o festival, cafés de diferentes regiões do Brasil foram apresentados aos nova-iorquinos, para que tivesse a experiência de sentir as diferentes características sensoriais dos cafés especiais brasileiros – entre os melhores do mundo. Os consumidores puderam experimentar variedades de cafés especiais como Catuaí, Bourbon Amarelo e Tinto, Arara e Catucaí. Trata-se de cafés naturais, descascados, fermentados, semi-lavados, entre outros.
O Brazil-The Coffee Nation, promovido pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), teve um estande com a presença da Cooabriel – Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel, em o estado do Espírito Santo, representando mais de 7.000 associados, e o bar Brew operado pela Bean Belt, importadora de cafés brasileiros nos EUA.
“O mercado americano é o maior consumidor do mundo, com inúmeras oportunidades para o café brasileiro. Nesse sentido, temos realizado ações no mercado ao longo do ano e visando atender do trade ao barista, principal foco da participação brasileira neste evento. Buscamos apresentar o café brasileiro ao público consumidor dinâmico, cafeterias e baristas de New York”, disse Vinicius Estrela, Diretor Executivo da BSCA.
O Brasil é o maior exportador de café do mundo e no ano passado 122 países compraram café brasileiro. O país exportou 40,4 milhões de sacas de 60kg, avaliadas em US$ 6,24 bilhões. O maior importador de café brasileiro por vários anos, continua sendo os Estados Unidos.
O maior consumidor mundial de café, os EUA, comprou 7,78 milhões de sacas de café brasileiro, cerca de 20% do total exportado em 2021.
Com muitos vendedores oferecendo seu café e produtos relacionados ao café para a cidade que nunca dorme, o festival é uma celebração da comunidade e da cultura.
O festival de 2022 contou com experiências ao vivo de mais de 100 fornecedores de cafés, alimentos e equipamentos. Organizado pela Allegra Events, o New York Coffee Festival acontece em várias cidades do mundo, como: Londres, Amsterdã, Tóquio, Milão, São Paulo e New York.
Para mais informações, acessos www.newyorkcoffeefestival.com
Brazilian Times