Termina dia 4 de maio o prazo para o cadastro eleitoral. Segundo relatório emitido ontem (14) pelo Cartório Eleitoral de Governador Valadares, 61.319 pessoas no município estão com o título de eleitor cancelado e 2.063 estão com o documento suspenso. Os eleitores têm cerca de um mês e meio para solicitar alistamento eleitoral, inclusão do nome social, transferência, atualização e regularização do título.
O fechamento do cadastro eleitoral, por lei, é sempre 151 dias antes das eleições. Os atendimentos com relação ao título de eleitor são gratuitos e podem ser feitos on-line, por meio do site do TRE. Caso prefira, o cidadão pode ir até o cartório eleitoral, por meio de agendamento on-line, também no site do TRE-MG.
É o caso de Carina Magalhães. A dona de casa foi atendida hoje (15) no cartório para transferir o título de São João de Meriti/RJ para Valadares. “Tem quatro meses que eu me mudei para Valadares, e decidi transferir o título para ficar mais cômodo e eu poder exercer meu direito como cidadã”, disse.
A maior parte dos cancelamentos de títulos é devido à ausência da revisão biométrica. 35.364 eleitores em Valadares tiveram o título cancelado por esse motivo. Com a pandemia, a biometria ficou suspensa, no dia 18 de março de 2020. Contudo, a partir de 2019, o procedimento estava sendo obrigatório, e aqueles eleitores que não fizeram tiveram os títulos cancelados. Em Governador Valadares é possível realizar a biometria desde 2015.
Além disso, outro grande motivo pelo cancelamento é a ausência de voto sem justificativa por três vezes seguidas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a regularização precisa ser solicitada por 1.247.943 dos eleitores mineiros, o equivalente a 6,95% do eleitorado total, que é de quase 18 milhões.
O técnico judiciário do cartório eleitoral de Governador Valadares, Júlio Cesar Rocha, aconselha os cidadãos a verificarem se estão em dívida com a justiça eleitoral e fazerem o cadastramento com antecedência. “É preciso fazer o quanto antes, porque em cima da hora ficam filas e filas aqui no cartório”, afirmou.
Cartório Eleitoral
O Fórum Regional Eleitoral Prof. Jason Soares Albergaria fica localizado na avenida Minas Gerais, 972, no centro de Valadares. O cartório fica aberto das 8h às 18h. O alistamento eleitoral, inclusão do nome social, transferência, atualização e regularização do título podem ser feitos, também, pelo site do TRE-MG. Mas, segundo José Basto, funcionário do cartório há 5 anos, é preciso ficar atento se todos os documentos necessários foram deferidos.
No site do Tribunal Regional Eleitoral é apresentado um passo a passo para realizar o cadastramento. Os dados da inscrição, incluindo o local de votação, poderão ser consultados no site do TRE ou no aplicativo e-Título, que pode ser instalado gratuitamente no celular. Em caso de dúvida, ligue para o cartório: (33) 3271-2018.