Na terceira Reunião Ordinária do mês de março de 2021, que foi realizada na noite de ontem (3), na Câmara Municipal, o vereador Cabo Amorim (PSDB) apresentou um requerimento propondo a inclusão do Dia da Fibromialgia no calendário oficial de eventos de Governador Valadares. Em âmbito nacional, a data já é reconhecida desde 2017, quando o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia.
No requerimento apresentado pelo vereador, o objetivo do projeto é trazer à tona a discussão sobre o tema, de forma que possam propagar informações corretas sobre a fibromialgia, com a realização de palestras, debates, seminários e outros eventos, através das secretarias municipais.
De acordo com o Cabo Amorim, o documento apresentado por ele teve 19 assinaturas de vereadores da Casa e passará pelas comissões antes de ser votado. A expectativa é que o projeto seja aprovado. “A gente sabe que em Valadares existem muitas pessoas que tem fibromialgia. Esta doença faz a pessoa sentir dores intensas, seja nos ossos, nas costas, pernas, articulações, fadiga no peito, e às vezes com essa situação a pessoa pode chegar a ter depressão. Além disso é uma doença que afeta mais as mulheres. Valadares ainda não tem nenhuma ação voltada para orientar as pessoas sobre esse tipo de problema, e às vezes ninguém acredita que alguém tenha fibromialgia. Para chamar a atenção nesse sentido, montamos esse projeto de lei, que já é um dia nacional, para Valadares não passar no esquecimento, com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, para fazer um trabalho voltado à conscientização”, disse.