INHAPIM – Um homem de 40 anos, foragido da Justiça brasileira, foi preso na Bélgica, em decorrência de Difusão Vermelha (alerta internacional da Interpol). A captura ocorreu após um pedido de extradição feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ele permanece em prisão provisória naquele país enquanto aguarda ser extraditado para o Brasil.
O foragido era procurado por cometer crimes de lesão corporal e tortura contra os enteados, em Inhapim, no Vale do Rio Doce. De acordo com a denúncia do MPMG, os abusos ocorriam desde 2019 e envolviam castigos físicos e psicológicos contra as crianças, que viviam sob a guarda dele. Sobre os abusos a promotoria destacou que o homem “submeteu os menores, sob a sua guarda, com emprego de violência e grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal”.
A prisão foi um desdobramento do trabalho em conjunto entre o MPMG, o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e a Polícia Civil de Minas Gerais. A Interpol também teve papel fundamental na localização e prisão do foragido.
O processo tramita na 2ª Vara Criminal de Inhapim e, se condenado, o homem poderá cumprir pena de 2 a 11 anos de reclusão.