Neuza Inês Back, destaque do Brasileirão há alguns anos, será a assistente número 1 no duelo entre Costa Rica e Alemanha
O Brasil novamente entra para a história quase centenária das Copas do Mundo. Neuza Inês Back, de 38 anos, fará parte do primeiro grupo de arbitragem totalmente feminino a apitar um jogo de Mundial, e estará presente no duelo entre Costa Rica e Alemanha, nesta quinta-feira (1º), às 16h (de Brasília), pelo Grupo E.
Neuza será a assistente número 1 na partida, que terá Stéphanie Frappart, da França, no comando do apito. A outra assistente é Karen Diaz Medina, do México. A Fifa, em comunicado para divulgar a escalação do trio, escreveu que se trata de “um evento histórico”.
E as mulheres que estarão no comando da arbitragem não vão apitar qualquer partida. Costa Rica e Alemanha duelam pelo Grupo E com muita coisa em jogo. Ambas as seleções chegam ao confronto com chances de classificação.
A Copa do Mundo do Catar é a primeira que conta com mulheres no comando do apito na convocação da Fifa. Ao todo, são três árbitras e três auxiliares.
Conheça Neuza Inês Back
Neuza é considerada uma das principais assistentes de arbitragem do futebol brasileiro nos últimos anos. Com mais de cem partidas no currículo, entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, a auxiliar chega à Copa do Catar com muita moral e bagagem.
Nascida em Saudades, Santa Catarina, Neuza Inês Back é graduada em educação física e tem participações também em competições de grande calibre, como o Mundial de Clubes de 2021, e os Jogos Olímpicos de Tóquio. A assistente faz parte do quadro de árbitros da FPF, CBF, Conmebol e Fifa.