SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A campanha quase impecável do Brasil nas Eliminatórias foi coroada com a vaga para a Copa do Mundo. Com seis partidas ainda para jogar, a seleção brasileira está classificada para o torneio no Qatar, em 2022. Um gol de Lucas Paquetá, aos 26 minutos do 2º tempo, foi o suficiente para a equipe de Tite derrotar a Colômbia por 1 a 0, na noite de ontem (11), na Neo Química Arena, em São Paulo. O Brasil é o primeiro país sul-americano qualificado para o Mundial.
Com 34 pontos, a equipe de Tite pode até ser alcançada por Chile, Uruguai e Colômbia, que ocupam entre o 4º e 6º lugar na tabela. Todos têm 16 pontos. Mas mesmo que isso aconteça, a seleção tem 11 vitórias, o primeiro critério de desempate. Classificam-se os quatro primeiros. Enquanto o quinto disputa repescagem contra rival de continente ainda a ser determinado.
O Brasil está invicto nas Eliminatórias e só não tem 100% de aproveitamento porque empatou em 0 a 0 com a mesma Colômbia, em Barranquilla. À exceção desta igualdade, ganhou os 11 outros jogos que disputou. É a melhor campanha na América do Sul desde que a Conmebol adotou o sistema atual, em que todas as dez seleções se enfrentam em partidas de ida e volta. Aliás a fórmula foi usada a partir das Eliminatórias para a Copa de 1998, na França.
Colômbia
Com uma linha de marcação de cinco jogadores, a Colômbia conseguiu bloquear as jogadas brasileiras durante boa parte da etapa inicial. Então para tentar furar essa marcação, Tite mandou Raphinha e Gabriel Jesus atuarem bem abertos pelas pontas. Mas faltava acelerar o toque de bola. Quando isso aconteceu, a seleção entrou na área do adversário, que começou a apostar no jogo mais truculento. Neymar reclamou ter recebido uma cotovelada de Cuadrado. O árbitro chileno Roberto Tobar não viu dessa forma e o VAR confirmou a decisão.
Para ser mais incisivo pelas laterais, Tite mudou o esquema na segunda etapa. Ele colocou Vinicius Júnior em campo, no lugar de Fred. Aliás o volante já tinha um cartão amarelo. Em seguida, pouco depois, entrou Antony, outro nome capaz de lances incisivos pelas pontas. E se o time precisava acelerar o passe, o gol saiu em uma boa trama de ataque entre Marquinhos, Neymar e Lucas Paquetá. O zagueiro recuperou a bola a matando no peito, o camisa 10 deu passe de primeira para o meia-atacante finalizar e mandar o Brasil, mais uma vez e como sempre, para a Copa do Mundo. E com direito a invasão de campo de torcedores para comemorar.
Outros jogos
A 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas teve mais três jogos ontem: Equador 1×0 Venezuela, no Casa Blanca, em Quito; Paraguai 0x1 Chile, no Defensores del Chaco, em Assunção; e Peru 3×0 Bolívia, no Nacional de Lima, em Lima.
Mas a rodada termina nesta sexta-feira (12) com o confronto entre Uruguai e Argentina, às 20 horas, no Campeón del Siglo, em Montevidéu.