A seleção brasileira masculina Sub-23 iniciou o quadrangular final do torneio pré-olímpico de futebol com um empate, diante da Colômbia, por 1 a 1, nessa segunda-feira (3/2).
O time comandado por André Jardine chegou a ficar atrás no placar, até os 25 minutos do segundo tempo, quando Matheus Cunha fez o gol brasileiro da partida. Cetré havia aberto o marcador aos 26 da etapa inicial.
Foi a primeira vez, neste pré-olímpico, que a equipe do Brasil foi para o intervalo em desvantagem. Os colombianos, também, fizeram o Brasil perder o aproveitamento de 100%. Na primeira fase, o time de Jardine venceu os quatro jogos que disputou, contra Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru.
A Colômbia, com um ataque veloz e fechando bem os espaços na defesa, foi o adversário mais difícil que os brasileiros encararam na competição até o momento.
Mais cedo, na abertura da primeira rodada do quadrangular, a Argentina venceu o Uruguai, por 3 a 2, resultado que deixou os argentinos na liderança.
Na quinta-feira (6), às 20h, será a vez de a seleção brasileira encarar os uruguaios, enquanto a Argentina enfrentará a Colômbia, no mesmo dia, às 22h30.
Os dois primeiros colocados, ao fim das três rodadas, garantem vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil é o atual medalhista de ouro no futebol masculino e tem, a seu favor, um retrospecto bom, em geral, quando precisa disputar o torneio pré-olímpico. Há, porém, fantasmas de fracassos do passado.
O país viveu três derrotas marcantes nas competições classificatórias, para os Jogos de Moscou (1980), Barcelona (1992) e Atenas (2004).
A Olimpíada de Tóquio vai de 24 de julho a 9 de agosto, deste ano. A disputa do futebol, no entanto, começa um pouco antes, em 22 de julho, com a primeira rodada do torneio feminino (em que a seleção brasileira já está garantida), e vai até o penúltimo dia de competições. (Fonte: FOLHAPRESS)