Boletim é uma parceria da Sedese com a Fundação João Pinheiro
Dando continuidade à parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), e a Fundação João Pinheiro (FJP), através da Coordenação de Estudos Populacionais da Diretoria de Estatística e Informações, no âmbito do Observatório do Trabalho de Minas Gerais, está disponível mais um informativo focado no cenário atual do mercado de trabalho de Minas Gerais, que pode ser conferido neste link.
A publicação tem o objetivo de analisar a conjuntura do mercado de trabalho a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referentes ao mês de julho, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC), referente ao segundo trimestre do ano.
A atualização do informativo sistematizou as principais informações sobre a movimentação de trabalhadores em Minas Gerais e identificou melhora no mercado de trabalho. Houve recuo de 1.3 ponto percentual (p.p) na taxa de desocupação em relação ao primeiro trimestre do ano, passando de 13,8% para 12,5%, e queda de 1 p.p na taxa composta de subutilização da força de trabalho, que variou de 27,7% para 26,7%, na mesma base de comparação.
Quanto ao CAGED, houve saldo líquido positivo de empregos formais pelo sétimo mês seguido, com a criação e geração de 34.333 postos de trabalho no mês de julho.
*Com informações da Sedese