GOVERNADOR VALADARES – Na recontagem realizada nesta terça-feira (29) pela Justiça Eleitoral, Betão do Porto (União) garantiu a vaga na Câmara Municipal de Governador Valadares com 1.346 votos. Ele assumirá o lugar de GG do Povo (DC), após uma revisão dos resultados das eleições proporcionais de 2024.
Mudança na Composição do Legislativo Municipal
A recontagem dos votos ocorreu no Cartório Eleitoral da 118ª Zona Eleitoral, em função de uma decisão judicial relacionada ao candidato Ricardo Pedrosa, que teve sua candidatura deferida após um recurso. A decisão gerou um impacto direto no quociente eleitoral, alterando a distribuição de cadeiras entre os partidos e abrindo espaço para que Betão do Porto fosse eleito.
Betão do Porto iniciou sua carreira política em 2020, quando foi eleito vereador pela primeira vez, na época filiado ao partido REDE. Em 2024, disputou novamente, agora pelo partido União, e garantiu a vaga após o reprocessamento.
Reprocessamento
O juiz eleitoral Cláudio Alves Souza, da 118ª Zona Eleitoral, explicou que “houve uma retotalização dos votos. Havia um candidato que estava com registro indeferido; ele recorreu para o TRE, que autorizou o registro de candidatura dele. Em razão desse registro, os votos dele, que antes não tinham sido computados, foram computados. Foi o que ocorreu hoje na retotalização”.
Essa recontagem, segundo o juiz, gerou a alteração de uma cadeira no Legislativo municipal, favorecendo Betão do Porto. Ele ressaltou ainda que “não se trata de nenhum problema em urna, alguma urna não ter computado votos. É uma questão processual, atinente ao processo eleitoral, que estava em discussão judicial”.
O juiz Cláudio Alves Souza esclareceu que a decisão favorável ao candidato Ricardo Pedrosa “ainda está em grau recursal”. Ele destacou: “Até que haja uma modificação por instância superior, essa composição atual permanece. Em tese, há a possibilidade de discussão no próprio TRE ou no TSE. Enquanto não transitar em julgado a decisão, ela é discutível”.
O caso agora está em análise no Tribunal Regional Eleitoral.
Veja aqui os candidatos a vereadores eleito para a 20ª legislatura em Governador Valadares
Democracia Cristã pretende recorrer
O presidente do diretório municipal do Democracia Cristã, que acompanhou o reprocessamento, lamentou a perda da cadeira. “Olhamos com muita tristeza, porque houve um processo eleitoral em que nosso filiado GG do Povo foi eleito, e após a eleição recebemos essa notícia. O partido perde uma cadeira, mas, como foi falado aqui, o candidato Ricardo Pedrosa tinha sido indeferido aqui. Parece que ele ganhou em Belo Horizonte. A partir de hoje, o partido vai tomar as medidas cabíveis e, com certeza, vamos recorrer para recuperar nossa cadeira”, afirmou.
Comments 1
Que imbróglio! Se fossem eleitos os mais votados , seria tranquilo. Mas criaram o Quociente eleitoral, com alianças de partidos, ai vai eleito candidato com uma merreca de votos e ainda tem a justiça que fica uma vida para julgar um simples caso que ainda sujeito a Recurso Superior e quando se chega nos finalmentes, ocorre apos outros fstos ja consumados; é muita confusão para a gente entender ; como dizia o Chacrinha; eu vim pra confundir!