Fundada em 2018, a banda Roda Gigante, pela primeira vez, fez uma participação, ao vivo, no Balanço Geral TV Leste Record.
A Roda Gigante é uma banda jovem de Governador Valadares (MG). Ela foi criada em 2018. Além de cantar belas músicas brasileiras, eles tocam vários clássicos voltados para todos os públicos. O intuito da banda é fazer com que os jovens passem a conhecer músicas que fizeram sucessos nos anos 70, 80, que muitos deles não conhecem, bem como curtirem as músicas atuais.
Origem do nome da banda
O nome da banda não foi escolhido por acaso. A escolha tem influência da música Roda Viva, de Chico Buarque. Isso tem a ver com as referências musicais da banda – a própria temporalidade da roda está sempre girando. Os integrantes são carismáticos, trazem uma energia vibrante por onde passam. Todos da banda Roda Gigante são jovens, entretanto, os estilos musicais da galera são dos anos, 70, 80, por isso são chamados carinhosamente “Nova Tropicália’’, por cantar estilos mais antigos.
Movimento tropicalista
No final da década de 1960, alguns cantores brasileiros, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, coordenaram um movimento tropicalista, conhecido como tropicália. A ideia, na época, era unir influências estrangeiras com a música brasileira em busca de algo atual.
Membros da banda
Maria Caia é cantora e compositora. Ela começou na banda em 2019, quando a outra vocalista saiu. Com sorriso no rosto, Maria fala com alegria de fazer parte do time. Ela já conhecia a banda Roda Gigante de alguns shows, e ficou fascinada com o estilo da banda. “Eu fiquei apaixonada. Quando conheci o Deh, entrei, e a gente se deu muito bem, e começamos a tocar juntos’’. Maria enfatiza, ainda, o estilo que eles trazem para seus públicos. “A gente curte muitos estilos interiores, como Caetano, Gal, Novos Baianos, Betânia. A gente ama estas referências. Tim Maia, também. E a gente traz coisa mais moderna também, atualidade; quer o público jovem abraçando a gente’’, destacou.
Deh Gomes é cantor e compositor da banda. Ele destaca sobre a música nova que a banda acabou de lançar. “Acabamos de lançar uma música nova. Vamos pegar estradas e fazer acontecer, entendeu?!’’, ressaltou.
Diego FM, como é conhecido, toca percussão. Ele desde o início deste ano faz parte da equipe, após ficar seis anos fora da cidade. “Eles convidaram para eu entrar na banda. Desde então estamos nesta missão, porque tem muitas pessoas fazendo coisa boa, mas muita coisa igual, muita coisa parecida. O que me encantou na Roda Gigante, é coisa que está aqui no Brasil desde os anos 50 e 60, que é a música brasileira, que a gente tem. Hoje tem muitos músicos bons no mercado, mas a essência, o que a gente está trazendo hoje, ficou um pouco perdido, porém tem muita gente nova que está trazendo essa essência de volta. O que a gente ficou mais impressionado, é que a galera responde tanto as músicas dos anos 60 e 70 quanto às novas. O pessoal canta, pula, isso que é o mais encantador do show’’, frisou.