Os militares são do 65º Batalhão da cidade de Guanhães (MG); além de serem militares, eles são cantores nas horas vagas.
Os telespectadores do Balanço Geral da TV Leste Record, nessa sexta-feira (22), tiveram uma surpresa no quadro musical do programa: a apresentação de uma banda de música – “Rota 65’’ – formada por três músicos militares do 65º Batalhão da cidade de Guanhães, na região Leste de Minas Gerais. Entretanto não é comum você assistir um programa de televisão quando os cantores são militares. Certo? No entanto tudo começou depois de uma ocorrência, quando o Sargento Gustavo salvou uma mulher que planejava tirar sua própria vida.
Salva pela música
De acordo com o Sargento Paulo Gustavo, a PM foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de suicídio. Uma mulher estava prestes a tirar a própria vida. Era um momento de muita tensão. Mas para surpresa de todos, Sargento Paulo Gustavo se aproximou, pegou um violão, que estava pendurado na parede da casa da mulher, e, com o instrumento, tocou e cantou um clássico do pop rock nacional: a música Dias Melhores, do cantor Jota Quest. Portanto a dona de casa, que é apaixonada por música, desistiu da ação, e começou a cantar com os militares. Assim sendo eles gravaram um vídeo. E as imagens viralizaram na internet. Uma repercussão enorme nas redes sociais.
Esta história aconteceu em dezembro do ano passado. A TV Leste Record produziu https://www.youtube.com/watch?v=z6GSD1k-dY8 a reportagem sobre o caso, e emocionou muitas pessoas na época. Aí nasceu a banda Rota 65. São três integrantes: Sargento Gustavo, Sargento Camargo e Cabo Frank, com os clássicos dos anos 80 e 90, como: Legião Urbana, Jota Quest, Cazuza, entre outros. Eles deram um show no Balanço Geral com o apresentador Nicomedes Felício.
Surgimento da banda
Sargento Paulo Gustavo conta com muito orgulho o surgimento da banda.
“ Eu estava nesta ocorrência, e encontrei um violão. Então resolvi aquele problema com a música. E, a partir disso, a gente teve a ideia de montar uma banda, para poder auxiliar estes tipos de pessoas, e levar um pouco de paz de uma música boa’’, acrescentou.
De acordo com o sargento, antes da banda ser formada, ele e os colegas de farda já tocavam em outros lugares. “ Antes, a gente já tocava separadamente. O Camargo tocava em Valadares; eu sou baiano, tocava na Bahia; e o Frank toca guitarra também em Guanhães. A partir daí nos reunimos e montamos a banda’’, relatou.
Aliás a banda está fazendo maior sucesso na região. Agora toca em vários lugares. “ Hoje em dia nós tocamos em alguns bares, e em atividades do próprio Batalhão, que necessita da banda’’.
O sargento ainda ressalta os estilos de músicas que eles gostam de tocar: “ Nosso estilo é anos 80 e 90. São músicas que levam amor, alegria, paz. São músicas marcantes’’, finalizou.