A vacinação contra a Covid-19 tem avançado em Governador Valadares, e chegou ao público jovem. Pensando nisso, a prefeitura de Valadares realizou na manhã deste sábado (28), uma “balada da vacinação” visando atrair os jovens de 18 anos para a vacinação contra a pandemia. A vacinação ocorreu das 8h às 12 horas e contou com apresentações especiais. Quem passou pela praça e não havia se vacinado contra a doença, aproveitou para ser imunizado com a primeira ou segunda dose. Até o momento, mais de 170 mil pessoas já receberam a primeira dose em Governador Valadares.
Dentre as atrações da Balada da vacinação, destaque para o trenzinho da alegria, e o cantor Dariel Evan, que animaram a vacinação e as equipes de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Logo pela manhã, o movimento foi maior, gerando até fila no ponto de imunização. Após as 10 horas, o movimento foi diminuindo. Quem abriu mão de ir mais cedo foi a estudante universitária, Mariana Xavier, de 18 anos, que foi com a família celebrar o momento. “Feliz demais em receber a primeira dose. Finalmente chegou a nossa vez”, disse. Caio Jorge, de 22 anos quer viajar ainda neste ano para fora do Brasil, e espera que a vacinação acelere ainda mais. “A parte ruim é ficar um tempo esperando a segunda dose, mas pelo menos a gente já começou a primeira. Lá em casa meus pais já se vacinaram e também estão aguardando a segunda dose. Achei legal a vacinação ser aqui na praça, pois foi bem rápido e sem tumulto” , comentou.
A coordenadora do Setor de Imunização, Márcia Cordeiro, celebrou o processo de vacinação no município. “Essa ação marca um dia muito gratificante para a gente, que é chegar no público de pessoas com 18 anos ou mais no processo de imunização, estamos à frente de muitos municípios do Brasil. Isso é resultado de muito trabalho e dedicação dos profissionais da área da saúde do nosso município”, afirma.
Márcia também comentou sobre o recente anúncio do Ministério da Saúde: a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19. Em Minas Gerais, a aplicação da dose de reforço começa ainda em setembro. “O avanço das idades na vacinação depende das doses enviadas pelo Estado. Temos também a sinalização do Ministério da Saúde sobre a aplicação da terceira dose da vacina. A princípio, sabemos que será para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Com relação à estratégia vacinal para o reforço, precisamos aguardar as diretrizes do governo”, disse.
Procura por segunda dose ainda é baixa
De acordo com Micael Alves, coordenador da equipe de Atenção Primária da SMS, muitos valadarenses estão deixando de tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus no prazo adequado. Vale lembrar que os imunizantes da Coronavac, Pfizer e AstraZenica precisam da segunda dose para serem eficazes na proteção contra o vírus. “Estamos bem adiantados com a imunização contra a Covid 19 em Valadares. Mesmo assim, muita gente está deixando de tomar a vacina ou não retornaram para receber a segunda dose. Quem ainda não se vacinou, pode aproveitar e vir até a praça ou procurar algum ponto de vacinação na cidade. Não espera e não escolha vacinas, É importantíssimo completar esse ciclo vacinal para que a pessoa fique imunizada contra a doença”, alerta.