Bairro Eldorado, em Timóteo, tem novo ponto de entrega voluntária de recicláveis

Na última sexta-feira (10) a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo inaugurou o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro Eldorado.

Desse modo, estiveram presentes no lançamento do PEV Tecnológico o professor Flávio Barony e o diretor do CEFET Campus de Timóteo, Erick Brizon; a subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes; a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, Sandra Dornelas do Carmo; o secretário de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade, Sérgio Martins Cruz; alunos da Escola Virgínia de Souza Reis e membros da Associação de Moradores do Bairro Eldorado. A ação faz parte do calendário de atividades da Semana do Meio Ambiente.

Gestão de resíduos

Na ocasião, o secretário de Obras, Sérgio Martins Cruz, avaliou gestão de resíduos que, segundo a Prefeitura de Timóteo, absorve boa parte da renda municipal. “A coleta seletiva favorece a gestão porque reduz sensivelmente a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário. Além disso, proporciona emprego e renda para as famílias cadastradas na ASCATI”, disse o secretário.

Já o diretor do CEFET/MG Campus de Timóteo, Erick Brizon, ressaltou sua satisfação em participar do projeto de extensão, que foi apresentado ao Ministério Público. “Esta é uma ação ambiental de redução de resíduos sólidos que serão destinados à ASCATI. O objetivo é estreitar o nosso vínculo com a sociedade de Timóteo e do Vale do Aço”, disse Brizon.

Vantagens do PEV

Para o professor Flávio Barony, “o modelo implantado apresenta a vantagem de ter custo reduzido, é direcionado a quem trabalha com a coleta de resíduos, comporta uma pessoa adulta em seu interior e permite boa visualização do conteúdo”.

De acordo com a Prefeitura, o PEV é uma idealização do CEFET Campus Timóteo e possui como diferencial um sensor que emite um e-mail automático para a ASCATI, caso o local atinja lotação máxima. “Atualmente, um dos entraves ao aumento da coleta de recicláveis é o alto custo dos combustíveis. O PEV Tecnológico otimiza a coleta”, explicou Barony.

A diretora da Escola Virgínia de Souza Reis, Heloísa Soares Silva Drumond, aproveitou que os alunos da instituição acompanhavam a inauguração do PEV no bairro Eldorado para pedir que a coleta atendesse também as necessidades da escola: “Aproveito o momento para pedir um container da ASCATI para nossa escola. O nosso espaço é pequeno, mas arrecadamos muito material seco. Há anos desenvolvemos projetos sobre o Meio Ambiente envolvendo recicláveis”, disse a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência