Nesta sexta-feira (3), a Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu aves em situações de maus tratos, nas cidades de São José da Safira e Sabinópolis. A ação fez parte da operação Paz no Campo, mas ninguém foi preso.
Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, em São José da Safira, os militares localizaram 14 galos usados para torneios de briga clandestina, conhecido como “rinha de galo”. Uma das aves já estava morta e outras dez estavam parcialmente depenadas, para aplicação de hormônios, e outras com ferimentos.
No local denunciado, a PM encontrou ainda medicamentos, apetrechos para transporte e protetores de esporas, além de diversos cartuchos de arma de fogo. O denunciado, de 38 anos, não estava na residência durante a ação, mas, segundo a polícia, será autuado e responderá pelos crimes de maus tratos a animais e posse ilegal de munição.
Na cidade de Sabinópolis, os militares receberam denúncia de cativeiro ilegal de pássaros silvestres e posse irregular de arma de fogo. No local, foram encontradas duas aves da espécie bicudo em gaiolas e também localizaram uma espingarda polveira de fabricação artesanal.
A PM encontrou ainda uma moto com o chassi raspado e com uma placa que não pertencia ao veículo. Os denunciados não estavam em casa, mas também responderão pelos crimes de adulterar veículo e pelo cativeiro irregular das aves.
Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente