Sétima morte por Covid-19 na cidade foi confirmada nesta segunda-feira (18)
GOVERNADOR VALADARES – Com 84 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19), Governador Valadares entra para o estágio de insegurança, por conta do avanço dos casos. Sete pessoas já morreram vitimas da doença; um óbito ainda está em investigação.
Mesmo com as medidas de segurança para combater o contágio, valadarenses se assustam cada vez mais com as atualizações dos boletins epidemiológicos da Prefeitura.
A última morte no município foi divulgada no fim da tarde desta segunda-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. Valadares já registrou 1.384 notificações, sendo 187 casos em investigação e 1.113 concluídos.
Medidas de segurança não afastam o medo
O município adotou o uso obrigatório de máscaras no dia 8 de maio, através de decreto municipal. A medida vale principalmente no transporte coletivo e em locais que geram aglomeração, como bancos, lotéricas, comércio e igrejas. Os ônibus do transporte coletivo só podem levar a capacidade de passageiros sentados, e metade da capacidade de passageiros em pé.
A Prefeitura já afirmou em reportagem ao DRD que a quantidade de leitos de UTI no município está de acordo com o plano de contingência traçado para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Embora o Ministério Público afirme que a quantidade de leitos de unidades de terapia intensiva é insuficiente para atender a demanda, caso haja um surto de Covid-19, a Prefeitura garante que a quantidade de leitos de UTI está adequada à primeira fase do plano de contingência. Caso aumente o número de pacientes de coronavírus, o Município afirma que esses leitos poderão ser ampliados.
Mesmo assim, boa parte dos valadarenses não se sente totalmente segura, e teme os próximos dias. O DRD ouviu a opinião de populares sobre o atual cenário da doença em Valadares.
“O aumento de casos é de se preocupar, pois muitas pessoas estão fazendo sua parte bem isoladas, e mesmo assim vemos diariamente os números subirem. Não esperava que essa pandemia fosse se alastrar tão grave e com alto índice de infestação.”
Alan Gomes – Designer Gráfico – 40 anos
“É muito triste saber que o número de casos está aumentando no País e em nossa cidade. Acredito que isso seja resultado da falta de prudência das pessoas, que não estão cumprindo o isolamento social e não estão tendo os cuidados necessários. Eu faço minha parte, usando máscaras e só saio quando necessário.”
Rhaanielle Germano – Estudante de Jornalismo – 19 anos
“O aumento de casos confirmados do coronavírus é muito preocupante. Os números assustam e não param de subir. Na minha casa, todos nós estamos fazendo nossa parte. Só saímos para o necessário, mas sempre de máscaras.”
Carina Gabriele Pacheco – Estudante de Pedagogia – 21 anos
“Esse aumento nos casos confirmados é preocupante e acredito que a reabertura do comércio e a falta de cuidado das pessoas facilitou esse aumento nos casos de infectados.”
Vitor Hugo – Estudante de Publicidade e Propaganda – 23 anos
Pacientes recuperados
Apesar do número elevado de pessoas infectadas, a cidade também registrou números positivos. O número de pacientes curados da Covid-19 no município subiu para 42, conforme o último boletim. Seis pacientes estão internados em ala específica, seis em UTI, e 23 pacientes em isolamento domiciliar.
Comments 1