Muitos candidatos ao concurso Museu Digital têm procurado o local em busca de informações para elaboração dos trabalhos
O Museu da Cidade tem uma média de 3.600 visitas por ano. Só nos dois primeiros meses de 2020, foram mais de 400 visitas. Com a pandemia, o museu chegou a ser totalmente fechado no primeiro momento. Posteriormente, com o início da flexibilização, o atendimento passou a ser feito por agendamento, com no máximo três pessoas por horário, respeitando o distanciamento físico, com uso de máscaras e álcool em gel.
Agora, com a adesão do município ao programa do governo do Estado “Minas Consciente”, as visitas ao local foram novamente suspensas e o acesso às informações passou a ser feito pelo e-mail museudacidadegv2@hotmail.com, ou pelo telefone 3271-8560.
Mesmo com a restrição, a procura pelo acervo continua grande. Mais de 100 pessoas visitaram o museu desde o primeiro decreto referente à pandemia.
O gerente do Museu da Cidade, Josmar Coelho, atribui o aumento da procura ao concurso Museu Digital. “Muitas pessoas têm procurado o Museu. A maioria delas para solicitar referências bibliográficas, fotos e registros acerca do tema que irão desenvolver em seus projetos para o Concurso Museu Digital. Elas nos solicitam conteúdos referente ao acervo, que são posteriormente escaneados e enviados”, explicou.
Concurso Museu Digital
As inscrições para o concurso artístico “Museu Digital: A História de Governador Valadares contada pelos seus artistas” vão até dia 20 deste mês, pelo site da Prefeitura de Valadares. O concurso é realizado pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo (SMCEL), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural.
A premiação de R$ 85 mil será distribuída entre 15 categorias diferentes. Ao todo, serão premiados 110 trabalhos.
O concurso é destinado a artistas, arquitetos, professores, fotógrafos, entre outros profissionais maiores de 18 anos e residentes em Valadares. Dentre as áreas contempladas no edital, que já foi publicado, estão: poesia, fotografia, arquitetura, dança, capoeira, grafite, culinária e tecnologia. A inscrição será vinculada pelo CPF, podendo cada pessoa inscrever apenas um projeto para cada categoria do concurso.
Os vencedores, além da premiação em dinheiro, terão seus trabalhos expostos em um catálogo do Museu Digital. A divulgação do resultado ainda será definida pela Secretaria de Cultura.