De acordo com a Prefeitura de Valadares, as escolinhas da Estação Olímpica têm feito tanto sucesso que algumas já estão com fila de espera. As aulas são gratuitas com as seguintes modalidades: natação, futebol, natação paralímpica e atletismo paralímpico.
De acordo com o coordenador, Almir Júnior, a procura está constante. “Só hoje recebi mensagem de mais de cem pessoas interessadas nas aulas de futebol, natação e atletismo. Já temos mais de 200 pessoas na fila de espera de natação e estamos até estudando a viabilidade de abrirmos turmas à noite”. Roseli da Silva Guimarães, mãe de Daniel Morais, contou sobre a ansiedade do filho para fazer a primeira aula de futebol. “Esta é a primeira vez que ele vai participar de uma escolinha. Ele estava doido para chegar logo o horário, mas vai ficar em turma diferente da do colega que já faz aula aqui”, lamentou.
Para Sidney José Ferreira Pinho e Inês Valadares Martes de Pinho, que vieram acompanhar os filhos Maria Júlia e Gustavo, a iniciativa está sendo ótima. “É bom porque tira eles do celular, além de ser bom para a saúde e deixar com o físico legal. O melhor é que essas escolinhas dão oportunidade para as crianças de outras escolas e de outros bairros participarem também”, destacou Sidney. Inês também contou que aproveita enquanto os filhos estão na aula para correr na pista de atletismo da Estação Olímpica.
Wellyson Rafael dos Santos Teixeira, aluno da escolinha de futebol, já percebeu melhora no seu desenvolvimento. “Está me fazendo desenvolver mais meu futebol. Agora dou caneta melhor (passar bola debaixo da perna do jogador adversário) e até estou fazendo mais gols”, comemorou.
Escolinhas
A escolinha de futebol masculino é destinada à faixa etária de 7 a 17 anos. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas, no horário das 8h30, 15h, 16h e 17h. Enquanto as de atletismo (também para faixa etária de 7 a 17 anos) são as terças e quintas, às 16h.
Portanto para se inscrever, basta comparecer à Estação Olímpica (rua Engenheiro Felipe Moreira Caldas, 1.100, Fraternidade), de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Mas é necessário apresentar atestado médico de aptidão (válido), declaração escolar, comprovante de vacina contra covid-19, cópia de comprovante de residência, cópia do cartão do SUS, cópia de identidade, cópia do CPF e de duas fotos 3×4. Para as atividades paraolímpicas, também é necessário apresentar laudo médico válido com o CID. Somente o responsável pelo aluno poderá fazer a matrícula.
Na Estação Olímpica, o público também dispõe de um espaço ao ar livre para praticar com segurança caminhadas, ginástica e corridas. Para utilizar o espaço é necessário se inscrever na Estação Olímpica, levando cópia de um documento com foto. Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (33) 98702-9136.