A Câmara Municipal de Araçuaí realiza, na próxima quarta-feira (15), uma audiência pública para debater a Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico de Araçuaí e suas consequências atuais. A audiência foi solicitada pela Associação dos Moradores do Centro de Araçuaí (AMCA).
Segundo a Câmara Municipal, deverão participar da audiência moradores da região conhecida como “Baixada”, proprietários dos imóveis tombados, membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, além de autoridades do Poder Executivo e Legislativo.
Em 2002 cerca de 80 domicílios da região, que engloba o conjunto arquitetônico do Núcleo Histórico da cidade, foram tombados por lei municipal. A área compreende as ruas Salinas, do Rosário, Grão Mogol, Costa Sena, Gentil de Castro (rua de Baixo), Paraíba, Malacacheta, Praças do Coreto e Waldomiro Silva ( antiga praça das Lojas), as travessas Mica e do Calhau, entre outras.
Ainda de acordo com a Câmara Municipal, serão debatidos durante a audiência a destinação do antigo prédio da Cadeia para instalar uma escola de música e pedidos para que a Lei de Tombamento seja reformulada.
Informações: Câmara Municipal de Araçuaí