Conjunto habitacional beneficiará 72 famílias em estado de vulnerabilidade
Na manhã desta sexta-feira (29) aconteceu a cerimônia de entrega do Residencial José Amora Chaves, no Altinópolis. Em ato simbólico, cinco pessoas representaram as 72 famílias beneficiárias, ao receberem as chaves e o manual do proprietário. O evento contou com a presença do prefeito André Merlo, do vice David Barroso, de secretários municipais e vereadores, além de Stella Maria Chaves Simões, filha de José Amora Simões, que deu o nome ao conjunto habitacional.
Construído com recursos vindos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) em parceria com a Prefeitura de Valadares, o conjunto habitacional teve a obra executada pela Tecplan Projetos e Planejamentos, com investimento de mais de R$ 5,9 milhões. Foram construídos 72 apartamentos, divididos em cinco blocos. O novo residencial tem também estacionamento, guarita, área de convivência e vista panorâmica.
Os apartamentos do novo residencial são destinados a 72 famílias de baixa renda que estavam em estado de vulnerabilidade ou que foram retiradas de áreas de risco. A Concessão de Direito Real de Uso tem duração de 10 anos e neste período os moradores não poderão vender, repassar ou alugar o imóvel. A escritura será entregue após esse tempo.
Roseli Souza Almeida é dona de casa e realizará o sonho da casa própria. Ela morava no Jardim Atalaia, mas depois de uma chuva a casa ficou comprometida. Após análise da Defesa Civil de Governador Valadares, ela e a família tiveram que sair da casa, mas conseguiram se encaixar no programa de Aluguel Social.
Durante quatro anos a família de Roseli morou em alguns bairros, e o último local onde residiram foi o Santa Rita. Ela explica que está muito feliz e realizada por ser contemplada. No residencial, a dona de casa vai morar com dois filhos.
“Tivemos que sair do local onde morávamos porque desabou um muro; perdemos muita coisa. Depois consegui entrar no programa de Aluguel Social e tem quatro anos que estou esperando a casa sair. Estava triste e preocupada, porque temia pelo futuro dos meus filhos, de não ter onde morar, mas agora estou muito feliz por essa conquista de ter a casa própria”, disse Roseli.
A vendedora Daiany Mendes também se sente realizada em conseguir a casa própria. Ela sairá do Carapina, onde chegou a morar de favor, para um lugar que é seu, junto com o marido, a filha de 13 anos e o filho de seis anos.
“Morava no bairro Carapina e na época que me inscrevi era solteira; até morei de favor na casa dos outros. Depois de muita luta, graças a Deus consegui ser contemplada. Tive bom acompanhamento do CRAS nesse período de 5 anos de espera. É a melhor coisa do mundo você morar em um lugar que é seu. Agora é trabalhar para dar ainda mais conforto para a família. Isso que a gente quer. Já ganhamos a casa e não tem mais aquela coisa de ficar preocupada com o amanhã. Hoje posso dizer que tenho um lugar para chamar de lar. É um sonho realizado”, comentou Daiany.
O prefeito André Merlo conta que foi um momento especial ver famílias se beneficiarem do projeto que atende ao público de vulnerabilidade. “É um momento muito feliz por esse momento de entrega. São 72 famílias beneficiadas e que sairão dessa área de risco e de vulnerabilidade. Claro que estamos correndo atrás de mais recursos para tirar outras famílias, pois é um projeto grande, que vem desde 2014. Apesar de muita burocracia, ficamos felizes de entregar essa obra, e o trabalho continuará, para atender nossos munícipes que estão em áreas de risco e vulnerabilidade.”
O nome do residencial é uma homenagem ao ex-secretário municipal de Fazenda e Administração José Amora Chaves, falecido em 2018. Por muitos anos, atuou no funcionalismo público de Valadares, sendo respeitado e reconhecido por sua conduta ética e profissional.