Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 2 horas, a Polícia Militar compareceu a uma residência no bairro Vila Bretas para uma ocorrência. No local, um veículo estacionado na garagem pegava fogo. Quando a equipe da PM chegou , já se deparou com o automóvel tomado em chamas e alguns vizinhos tentando apagar o incêndio com baldes de água.
Diante da gravidade do incêndio e do risco de explosão, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado. O cabo Antuniere Vilela Silva, da Polícia Militar, ao tomar conhecimento de que havia uma família no interior da casa e que não conseguia sair devido à quantidade de fumaça, que bloqueava a passagem, não mediu esforços para socorrer os quatro moradores.
Em um ato de bravura e altruísmo, o cabo Vilela escalou as grades do portão da residência até alcançar o segundo andar, onde se encontrava o senhor Santhz Guarnieri de Araújo Conceição. Bombeiro civil, o senhor Santhz, ao ouvir o alarme do carro disparar e se deparar com a situação, conseguiu acesso ao imóvel, antes de as chamas tomarem conta da entrada. De forma generosa e humanitária, tentava acalmar e orientar a família, que se encontrava em estado de choque.
O militar e o bombeiro civil tentaram arrancar uma grade, que facilitaria a retirada da família de forma segura, mas sem êxito. Diante do desespero dos moradores e do grande risco de inalação de fumaça, os militares não viram outra alternativa a não ser entrar através do único local de acesso à casa, acima do carro em chamas, portanto, com grande risco de desabamento.
Com o auxílio de uma lanterna, a família foi guiada a atravessar a cortina de fumaça pelo mesmo caminho, onde o piso quente já demonstrava sinais de deterioração, com trincas e queda do reboco da laje. Ainda que com os riscos, a família chegou segura à varanda da casa, onde pôde aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros Militar, longe das chamas.