Com 11 pontos de vantagem sobre o Fortaleza e 13 à frente de Flamengo, Palmeiras e RB Bragantino, a probabilidade de chegar ao título é de 95,2%
O Atlético Mineiro deu mais um passo importante na caminhada pelo título brasileiro ao derrotar de virada o Cuiabá por 2 a 1, e ampliou a vantagem no Brasileirão. No jogo disputado no Mineirão, na tarde de domingo (24), o time visitante abriu o placar com um gol contra de Nathan Silva. O Galo reagiu, empatou com Hulk e virou com Jair ainda na primeira etapa. Faltando 10 rodadas para encerrar a competição, a equipe comandada pelo técnico Cuca lidera com 11 pontos a frente sobre o vice-líder Fortaleza e 13 em relação ao Flamengo, Palmeiras e RB Bragantino.
A partida começou muito movimentada e aos dois minutos de jogo, o Atlético Mineiro tomou um gol, após uma bobeada do goleiro Everson e Nathan Silva. O zagueiro ao fazer o recuo, mandou um pouco fora do alcance do goleiro, que não conseguiu dominar, então a bola entrou no gol. A resposta foi rápida e o Galo empatou dois minutos depois. Em jogada ensaiada no escanteio, que teve a participação de Nacho Fernández e Guilherme Arana, Keno apareceu na esquerda e cruzou rasteiro para Hulk, que bem colocado na pequena área, só teve o trabalho de escorar para o gol.
O time visitante quase ficou a frente do placar novamente. Aos seis minutos, Jenison subiu mais que a defesa atleticana e obrigou Everson a fazer uma grande defesa. O Cuiabá levou perigo também aos 22 minutos, mas o chute de fora da área de Jenison foi bem defendido por Everson.
No restante do primeiro tempo, o Atlético foi melhor. Keno, Hulk e Guilherme Arana tiveram boas chances de virar o placar, mas o gol saiu mesmo aos 47 minutos. Guilherme Arana apareceu na linha de fundo e cruzou, então Jair na pequena área subiu e marcou de cabeça.
Na segunda etapa, Hulk voltou a balançar as redes no primeiro lance, mas o juiz marcou toque de mão do atacante atleticano. Aos 16 minutos, Hulk apareceu bem de novo e, após grande jogada na área, bateu firme, mas Walter fez uma ótima defesa.
O Cuiabá teve até uma boa oportunidade de chegar ao empate aos 33 minutos. João Lucas fez excelente jogada, driblou três jogadores, invadiu a área, mas o chute saiu fraco e Everson defendeu sem dificuldades. Até o final da partida, o Galo ainda criou três chances de gol, mas Diego Costa (duas vezes) e Savarino não aproveitaram.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 95,2% de probabilidade de ficar com o título. Já o Cuiabá, que vem fazendo uma boa campanha em sua estreia pelo Brasileirão, tem 35 pontos, ocupa o 10º lugar, e está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
Outros jogos
A 28ª rodada iniciou no sábado com a disputa de quatro partidas: Santos 0x2 América Mineiro, na Vila Belmiro, em Santos; Juventude 0x0 Ceará, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul; Fluminense 3×1 Flamengo, no Maracanã, Rio de Janeiro; e Fortaleza 3×0 Athletico Paranaense, no Castelão, em Fortaleza.
Além da vitória do Atlético Mineiro sobre o Cuiabá, o domingo do Brasileirão teve mais três jogos: Internacional 2×2 Corinthians, no Beira-Rio, em Porto Alegre; RB Bragantino 1×0 São Paulo, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista; e Bahia 3×0 Chapecoense, na Fonte Nova, em Salvador.
Nesta segunda-feira (25), a rodada será completada com a disputa de mais duas partidas: Atlético Goianiense x Grêmio, às 20 horas, no Antônio Accioly, em Goiânia; e Palmeiras x Sport, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.