BELO HORIZONTE – Neste sábado (20), os fãs do futebol mineiro têm um compromisso marcado às 21h. Atlético e Cruzeiro se enfrentam na Arena MRV pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Para o Galo, uma oportunidade de quebrar uma escrita negativa, já que ainda não venceu na competição e, ainda por cima, acumula uma sequência de três jogos sem vencer o maior rival na nova casa.
Apesar do título mineiro perdido para o alvinegro, o time da Toca da Raposa se apoia em um ótimo retrospecto que construiu nos duelos na Arena MRV. A equipe celeste venceu os dois primeiros clássicos na casa do rival. Além disso, no último embate na arena, lutou por um empate nos últimos minutos de jogo. O embate era válido pelo primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro.
Cenário na disputa nacional
Iniciado no último final de semana, o Campeonato Brasileiro acumula até então duas rodadas disputadas. O Cruzeiro passou a ocupar a quinta colocação após vencer o Botafogo em casa e empatar com o Fortaleza, no Estádio Castelão.
Já o Atlético, considerado um dos grandes favoritos, tenta se recuperar de um começo não tão empolgante assim. Na primeira rodada, o alvinegro viajou até São Paulo e beliscou um empate contra o Corinthians. Na sequência, jogando em casa, o Galo recebeu o Criciúma e acabou conquistando, novamente, apenas um ponto. O duelo chegou a ser questionado por muitos atleticanos, já que a equipe teve diversas chances de ampliar o placar e acabou levando o gol de empate na segunda etapa.
Próvavel escalação
Atlético
Everson; Saravia, Maurício Lemos, Igor Rabello (Jemerson) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Alan Franco), Zaracho e Gustavo Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Três jogadores do Atlético seguem em recuperação de lesão. São eles: o zagueiro Bruno Fuchs (edema na coxa direita), o volante Paulo Vitor (ruptura dos ligamentos do tornozelo esquerdo) e o atacante Brahian Palacios (lesão na coxa direita).
Todavia, no jogo contra o Corinthians, o zagueiro Jemerson sofreu pancada que o tirou do duelo contra o time catarinense. Se o defensor reunir condições de jogo, deve retornar à titularidade no lugar de Igor Rabello.
Quem também fica de fora é o lateral-esquerdo/meio-campista Rubens. Na última rodada, o jovem sofreu um choque que ocasionou uma rotação do joelho esquerdo. Exames de imagem vão identificar a gravidade da lesão sofrida na região.
Cruzeiro
Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo (João Marcelo) e Marlon; Filipe Machado (José Cifuentes), Lucas Silva e Ramiro; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra.
Agora, do outro lado, a principal certeza é de que o Seabra precisará alterar o meio de campo titular na Arena MRV. O técnico não vai contar com o volante Lucas Romero, expulso na última quarta-feira (17) em Fortaleza.
Contudo, se o El Perro, como Romero é conhecido pela torcida, sai, a disputa fica acirrada entre Filipe Machado e o recém-chegado José Cifuentes.
Ocasionalmente, a defesa também se tornou um ponto de dúvidas para o clássico. Zé Ivaldo foi titular nos dois compromissos iniciais do novo comandante, mas perdeu a vaga para João Marcelo na viagem da equipe para o Ceará.