Nesta quinta-feira (3), a partir das 19h30, os treinos acontecerão na sala Dojô do Filadélfia
GOVERNADOR VALADARES – Atletas do Clube Filadélfia e dos Projetos Lutando Pela Paz da PMMG e Sakura, se preparam para representar Minas Gerais no 28º Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan. O torneio acontecerá entre os dias 10 e 14 de outubro, no Ginásio Esportivo Tancredão, em Vitória, no Espiríto Santo.
Em suma, 30 atletas entre 8 e 22 anos de idade disputarão nas modalidades individuais, denominadas Kata e Kumite, e com equipes masculinas e femininas. Na delegação mineira, integram também outros 13 atletas que compõe a Seleção Mineira de Karatê Shotokan.
O treinador da equipe do Filadélfia, sensei Raniere André, pontua que a convocação foi baseada na graduação, desempenho e experiência dos atletas nas últimas competições.
Entre os destaques está Mateus Felipe de Souza Fonseca, de 18 anos, que ocupa o 5º lugar no Ranking Mundial de Karatê Shotokan. O título foi conquistado no último Mundial, realizado em Tóquio, Japão, neste ano.
Vale ressaltar que os interessados pela prática esportiva, podem procurar a secretaria do clube e agendar sua visita e ou uma aula experimental.
Conheça as técnicas
Kata
Trata-se de uma sequência de técnicas que simula uma luta, desenvolvendo a disciplina mental, a concentração e a conexão entre mente e corpo. O praticante executa movimentos ou formas de lutas imaginárias, levando em conta a força, a velocidade, a postura, a atitude e a boa forma física.
Kumite
Neste caso, o praticante aplica as técnicas aprendidas no kata e no kihon (técnicas básicas), podendo ser praticado em vários níveis de dificuldade, desde combates simulados controlados, até combates mais intensos. O kumite desenvolve a coragem, a confiança, a capacidade de lidar com a pressão e a aplicação prática das técnicas aprendidas.