Eduardo Tashima e Thairone Veras estão em fase de preparação para disputar a competição que acontecerá no Rio de Janeiro, no final do mês de novembro
O Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Na competição, promovida pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), terá a participação do atleta valadarense Eduardo Tashima e do atleta manhuaçuense Thairone Veras, que foram convocados pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG).
Tashima e Veras estão em fase final de preparação e intensificam os treinos visando à competição nacional. No último domingo (31) eles treinaram juntos no Filadélfia, e o Diário do Rio Doce conversou com eles sobre as expectativas para o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo.
Será a segunda participação de Eduardo Tashima na competição. Em 2019 ele foi terceiro lugar na categoria cadete até 37 quilos. O faixa-preta 2º Dan tem 15 anos e mudou de categoria. Agora competirá na juvenil até 45 quilos. Eduardo conta que espera mais um bom resultado, já que vai para a competição mais experiente.
“A pandemia complicou a vida dos atletas, porque nesse período difícil muitas academias fecharam. Fiquei sem treinar por um tempo, mas estou dando tudo de mim nesta reta final. Será uma competição muito relevante e tenho boas expectativas para o campeonato. Já participei uma vez e fiquei com o terceiro lugar. Foi uma experiência nova e aprendi muito. E agora chego com mais experiência. Também mudei de categoria, tive que aumentar meu peso e musculatura, mas com os treinos de repetição não será problema para me adaptar”, disse.
Dificuldades para treinar
Desde a morte do mestre Ari, em fevereiro de 2020, e com a chegada da pandemia, Eduardo teve dificuldades para seguir com os treinos. Na parte física tem acompanhamento de Gessimar Martins, profissional de educação física. Já na parte técnica, ele tem treinado sozinho com ajuda de um colega em Valadares e também vai a Caratinga treinar na academia do mestre Toledo, que será seu técnico no Supercampeonato Brasileiro.
“O Dudu é muito bom no que faz, sempre treina buscando a perfeição e muito dedicado nos treinos. Ele responde bem às instruções e repete o que foi pedido. Em 2019 fizemos um trabalho com ele e falei que se ele treinasse do jeito que queríamos, ele chegaria nas primeiras posições do ranking nacional. Ele ganhou três competições importantes e ficou em terceiro no Brasileiro, além de ficar em segundo lugar geral do ranking nacional de sua categoria. Vamos para este Brasileiro confiantes, mas também já pensando no ano que vem, no Grand Slam”, destaca o mestre Toledo.
Eduardo Tashima foi o segundo do ranking nacional em 2019 e primeiro em 2020, na categoria cadete até 37 quilos.
Thairone Veras
O faixa-preta Thiarone tem 16 anos e também disputará o seu segundo Supercampeonato Brasileiro. O atleta de Manhuaçu foi terceiro lugar na categoria cadete até 45 quilos, na competição disputada em 2019. Ele também mudou de categoria e agora está na disputa da juvenil até 48 quilos.
Thairone, que é treinado pelo seu pai, o mestre Maikron Barbosa, tem expectativa de superar o resultado obtido quando disputou a competição nacional pela primeira vez. “Espero um bom resultado, pois estou mais experiente e venho treinando muito firme para este campeonato. Quero superar o terceiro lugar que tive na primeira vez que disputei o Brasileiro. Infelizmente teve a pandemia que nos prejudicou, mas já competi quando voltaram as competições e venci. Vou com tudo para o Brasileiro”.
Thairone foi primeiro lugar do ranking nacional na categoria cadete até 45 quilos nas temporadas 2019 e 2020.