Em solo capixaba, o faixa-preta Rodrigo Novais conquistou os títulos nas disputas da categoria máster meio-pesado e máster absoluto
No último sábado (27), o faixa-preta Rodrigo Novais conquistou dois títulos no Sul-Americano de Jiu-Jítsu Profissional 2021, evento promovido pelo X-Combat em parceria com a Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) e que foi disputado no Ginásio Tancredão, em Vitória. Aliás o atleta da equipe RZ Team foi campeão nas categorias máster meio-pesado e máster absoluto, vencendo duas lutas em cada categoria.
De acordo com Rodrigo Novais, ele decidiu competir em cima da hora, pois vem se recuperando de uma lesão na costela. Segundo ele, as duas vitórias na categoria meio-pesado foram por finalização. “Apesar da lesão fui para o campeonato, pois treino todo dia para isso e com o objetivo de ganhar. Então finalizei as duas lutas em minha categoria. A primeira foi no relógio. Enquanto na final venci com uma variação do relógio com o joelho na nuca”, disse.
Categoria máster absoluto
Portanto na categoria máster absoluto, Rodrigo fez mais duas lutas, vencendo a primeira por finalização e a segunda por decisão dos juízes. “Para lutar no absoluto faço um trabalho específico no CrossFit voltado para ganhar força e resistência. Eu era o menor e o mais leve entre os competidores desta categoria. Enfrentei na semifinal o mesmo atleta que venci na final do Sul-Americano de 2019. Após fazer 12 a 2, já nas costas do meu adversário finalizei a luta no “arco e flecha”. Já a final foi muito disputada contra um adversário bem competitivo. Ataquei o tempo todo, apesar de não pontuar. No fim, os três juízes me deram a vitória”, destaca.
Dessa forma, Rodrigo está muito feliz com o resultado obtido. “Estou satisfeito com meus resultados, treino para isso, dar o meu melhor e sair com a vitória. Graças a Deus isso aconteceu. Já tinha vencido as mesmas categorias em 2019. Agora é seguir os treinos, mas competir mesmo só ano que vem, a não ser que surja uma oportunidade irrecusável”.