Caso seja aprovada, a atleta será a primeira mulher a se tornar mestre de taekwondo em Valadares
Nesta sexta-feira (2), a atleta de taekwondo Eliane Alves dos Santos, de 45 anos, e o mestre de taekwondo Hércules de Souza Araújo, de 47, desembarcaram na capital mineira para realizar um exame de graduação da faixa. O teste acontecerá na manhã deste sábado (3) e, caso seja aprovada, a atleta será a primeira mulher a se tornar mestre da modalidade em Valadares.
No taekwondo, ao atingir a faixa preta, o praticante recebe o 1º Dan. As graduações de faixa preta vão do 1º ao 10º Dan numa escala hierárquica. E, a cada grau alcançado, o praticante recebe também diferentes denominações, sendo estas: professor (1º ao 3º Dan), mestre (do 4º ao 6º Dan) e grão mestre (do 7º ao 9º Dan). O 10º Dan fica reservado ao presidente da Federação Mundial de Taekwondo, durante a permanência em seu mandato.
Eliane é faixa preta 3º Dan e o mestre Hércules é faixa preta 5º Dan. Eles farão o teste de graduação de faixa para alcançar as posições de 4º Dan, modalidade que torna Eliane mestre na arte marcial, e 6º Dan. Ambos terão suas técnicas e movimentos avaliados por um grão-mestre 7º Dan, através de lutas, provas por escrito e oral em Coreano, que é o idioma de origem do taekwondo, entre outros.
Segundo o mestre Hércules, a expectativa para o exame é a melhor possível. “Treinamos muito para esse dia tão esperado. Eu fiquei cinco anos na graduação para prestar o exame e a Elaine ficou três. Vamos chegar lá e fazer bonito, dar o nosso melhor para conseguir a aprovação, que vai agregar muito para o esporte valadarense, em especial o taekwondo”.
Caso seja aprovada no teste de graduação, Eliane se tornará a primeira mulher a alcançar a posição de Mestre 4º Dan de Governador Valadares e região do Vale do Aço e Rio Doce. “Estou ansiosa porque sei que é uma grande responsabilidade, porém sigo confiante. Venho me preparando há três anos, numa academia que é referência a nível nacional. Seria emocionante, meus amigos de treino ficariam muito orgulhosos com mais uma superação minha”, confessou a atleta.
Onde tudo começou
Eliane teve contato com o taekwondo pela primeira vez aos 25 anos e pensava estar velha demais. “Eu era babá de uma criança que treinava na academia, então a levava para treinar e ficava assistindo às aulas. Certo dia conversei com o mestre Hércules e contei que tinha vontade de treinar, mas, aos 25, achava que minha idade já estava avançada demais para começar”, relembrou.
A atleta ainda contou que começou a praticar o esporte através de um incentivo de Hércules. “Ele me incentivou e começamos os treinamentos, em pouco tempo comecei participar de competições de vários níveis e só deixei levar. Minha intenção não era me tornar mestre, eu apenas queria aprender a luta, mas as coisas foram acontecendo como tiveram que acontecer”.
Hoje, Eliane e Hércules são casados e têm uma filha, mas a obediência à hierarquia não deixou de ser importante. “Somos casados e juntos temos uma filha de 19 anos que, como eu, também é faixa preta 3° Dan. Apesar da nossa relação familiar, mantemos a humildade, obediência ao mestre e respeito com todos dentro e fora da academia, acredito que isso nos fez chegar onde chegamos”, pontuou.
Por fim, Eliane afirmou que pretende continuar treinando e motivando as pessoas. “Agora, meu objetivo é dar continuidade aos treinos e trabalhar para ajudar na educação de crianças e na motivação de pessoas que se acham velhas para começar a treinar, assim como eu achava”.