Eliane realizou o exame de graduação no início do mês e foi aprovada no último sábado (10).
A atleta Eliane Alves dos Santos, de 45 anos, é a primeira mulher a atingir o título de Mestre de Taekwondo em Governador Valadares e região do Vale do Aço e Rio Doce. Ela conquistou o título no último sábado (10), quando foi aprovada no exame de graduação de faixa preta.
No taekwondo, ao atingir a faixa preta, o praticante recebe o 1º Dan. As graduações de faixa preta vão do 1º ao 10º Dan, numa escala hierárquica. E a cada grau alcançado, o praticante recebe também diferentes denominações, ou seja: professor (1º ao 3º Dan), mestre (do 4º ao 6º Dan) e grão-mestre (do 7º ao 9º Dan). Enquanto o 10º Dan fica reservado ao presidente da Federação Mundial de Taekwondo, durante a permanência em seu mandato.
Eliane era faixa-preta 3º Dan e realizou o exame de graduação de faixa no dia 13 destes mês, em Belo Horizonte, quando alcançou a posição de 4º Dan, modalidade que a tornou mestre na arte marcial. A atleta teve suas técnicas e movimentos avaliados por um grão-mestre 7º Dan, através de lutas, provas por escrito e oral em coreano, que é o idioma de origem do taekwondo, entre outros.
Aprovação
Apesar de ter feito o teste no dia 3, o resultado só veio no último sábado (10), quando o Grão-Mestre que avaliou Eliane enviou uma mensagem contando sobre a aprovação. Ele também, na manhã dessa sexta-feira (16), veio até Valadares fazer a entrega dos documentos pessoalmente e da credencial oficial da Liga Nacional de Taekwondo.
Eliane contou que está orgulhosa de sua aprovação. “É difícil expressar o que estou sentindo, mas estou feliz e orgulhosa com a minha conquista. Também estou grata por poder representar as mulheres valadarenses em toda a região. Aos poucos, estamos conquistando nosso espaço nas artes marciais”, afirmou.
De acordo com Eliane, o segredo é a humildade. “Agradeço, primeiramente, a Deus, e depois ao mestre Hércules, que foi o principal pilar para eu chegar até aqui. Nós começamos a desaprender quando achamos que sabemos mais que os nossos mestres, então, se mantenha humilde independente da sua graduação”, ressaltou.
Mestre Hércules
O professor e mestre de Taekwondo Hércules de Souza Araújo, 47, que treinou Eliane, também foi a Belo Horizonte prestar o exame de graduação de faixa e foi aprovado. Com a aprovação, ele se tornou Mestre 6º Dan e está realizado com a conquista. “Dei mais um passo satisfatório. Daqui seis anos tento a graduação de 7º Dan, para me tornar Grão-Mestre, e não paro por aí”, confessou.
De acordo com Hércules, a aprovação de Eliane é muito importante para a modalidade. “Não tínhamos dimensão disso que está acontecendo hoje, fomos informados pelo grão-mestre. Ser a primeira mulher a se tornar mestra é um feito muito grande, nos sentimos orgulhosos”.
Hércules ainda conta que já era esperada a aprovação da aluna. “Como professor e mestre, estou muito orgulhoso dela. A treinei esse tempo todo e não esperava outro resultado”, finalizou.