Iara Caetano levou o vice-campeonato na categoria Junior Feminino em uma das provas mais importantes do mountain bike nacional
A jovem atleta de Frei Inocêncio Iara Caetano, 19 anos, ficou com o vice-campeonato da categoria Junior Feminino na grande final da Copa Internacional de Mountain Bike 2020, que foi disputada entre os dias 2 e 4 de julho, na fazenda Sossego, em Carandaí, Minas Gerais. A prova é referente à disputa do ano passado – devido ao agravamento da pandemia da covid-19, a organização do evento mudou o calendário, que se estendeu para este ano. Mais de 500 ciclistas de todo o Brasil divididos em 38 categorias participaram dessa etapa final, que também contou pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
Iara Caetano competiu na categoria Junior Feminino. A pista de 13 quilômetros e 525 metros de altimetria exigiu muito dela, que completou as três voltas de sua prova de XCP/XCM no tempo de 2h50m56s, ficando atrás da campeã Lorena Rachel, que fez 2h35m48s.
A atleta de Frei Inocêncio celebrou o resultado conquistado em uma prova bem difícil. “O meu desempenho aumentou bastante. Essa foi a Copa Internacional de Mountain Bike que eu participei depois de começar a treinar com o Renato Marinho, treinador oficial da TSW. Fiquei um bom tempo sem competir, mas poder participar de uma prova conceituada e importante como essa eu gostei muito. O meu rendimento foi constante e firme em uma prova bastante dura, com muitas subidas, três voltas em um percurso de 13 quilômetros e com 525 metros de altimetria, ou seja, um percurso bem pesado. Eu me surpreendi com meu resultado e pretendo me dedicar e melhorar ainda mais”, disse.
Sobre os planos para o restante da temporada, Iara conta que deverá participar das três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2021, além do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. “O meu projeto para 2021 é participar de todas as etapas da Copa Internacional. Em todos esses três anos que eu participo, não consegui ir a todas as etapas, mas, com os patrocínios que tenho hoje, acredito que vou a todas dessa vez, em Petrópolis, Taubaté e Araxá. Pretendo ir também ao Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Estou bem focada. Principalmente agora, com a volta das competições, o foco aumenta muito. Vou me dedicar para conseguir melhores resultados.”