Iara Caetano entrou na última etapa disputada em Taubaté, interior de São Paulo, em 3º lugar, mas com os resultados do final de semana conquistou o vice-campeonato
Iara Caetano brilhou mais uma vez no último final de semana disputando a última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, em Taubaté, interior de São Paulo. Com o 3º lugar na prova de MTB XCO, no domingo (5), ela terminou a competição com o vice-campeonato da categoria feminino sub-23, encerrando a sua temporada com mais um bom resultado.
Três etapas
A Copa foi disputada em 3 etapas. A 1ª aconteceu em Congonhas, nos dias 4 e 5 de setembro. Iara ficou em 3º lugar na prova de XCO. Na 2ª etapa, em Araxá, nos dias 2 e 3 de outubro, terminou em 4º lugar. Já em Taubaté, a atleta entrou em 3º lugar com 65 pontos, 9 pontos atrás da vice-líder Laurien Miranda e 19 da líder Luiza Euzébio. Mas na prova de domingo, ela ficou com o 3º lugar, somou mais 31 pontos e chegou aos 96. Dessa forma, ela pulou para o 2º lugar geral da categoria feminino sub-23. Mas o título ficou mesmo com Luiza Euzébio, que terminou a prova em 4º lugar, marcou 27 pontos e finalizou com 111. Enquanto o 3º lugar do ranking foi para Marcela Lima. Aliás ela ficou em 2º lugar na prova, somou mais 35 pontos e chegou a 85 pontos.
Geral feminino
A categoria que Iara disputa acontece simultaneamente com a categoria elite. Dessa forma, no geral feminino, que teve atletas da elite e do sub-23, ela ficou em 11º lugar, com 51 pontos. Iara também participou dos shorts tracks XCC das três etapas, e terminou em 7º lugar geral com 21 pontos.
“Este ano teve apenas três etapas da Copa Internacional de MTB por causa da pandemia. Mas mesmo sendo a última prova do ano, mesmo o corpo um pouco cansado, fui para dar o meu melhor. Entrei em 3º no ranking para buscar subir de posição e consegui o vice-campeonato. Por ter mudado de categoria – a sub-23 corre com a elite simultaneamente – as disputas são sempre muito fortes. Por ser meu primeiro ano nesta nova categoria, ficar em 3º no Campeonato Brasileiro, em novembro, e agora com esse vice-campeonato da Copa Internacional, fiquei muito feliz”, comemora Iara.
Novas conquistas
De acordo com a atleta, para o ano que vem espera conseguir resultados melhores. “Este ano foquei mais nos treinos só nos últimos três meses, quando voltei à minha cidade. Mesmo não conseguindo realizar todos, tinha um horário melhor de treino. Então consegui um crescimento em meu desempenho, se for comparar com o início do ano. Pretendo continuar firme com os treinos, apesar deste descanso de fim de temporada. No ano que vem, se Deus quiser as competições acontecerão normalmente e vou buscar evoluir ainda mais tanto no desempenho como nos resultados”.