[the_ad id="288653"]

Atleta de Frei Inocêncio conquista terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO

Iara Caetano voltou da competição contente pelo resultado conquistado na categoria sub-23 feminino e projeta o fim da temporada com mais duas importantes competições

Iara Caetano, atleta de Frei Inocêncio, segue conquistando bons resultados nas competições de mountain bike pelo Brasil. Desta vez ela foi terceiro lugar na categoria sub-23 feminino no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, em Mairiporã (SP), competição que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.  

Na prova de XCO de domingo (2), Iara completou o percurso de quatro voltas no tempo de 1h21min3s. Além da atleta de Frei Inocêncio, o pódio teve a campeã Marcela Lima, que fez a prova em 1h16min35s, e a vice-campeã Sabrina Oliveira, com o tempo de 1h17min22s.

Terceira melhor do Brasil

“O sentimento é inexplicável. Quando eu cruzei a linha de chegada e vi que fiquei no pódio como a terceira melhor do Brasil em minha categoria tive a sensação de dever cumprido e me emocionei, porque consegui representar a todos que me ajudaram. Acredito que isso não é pouca coisa. Tudo que venho passando, todo o esforço para alcançar os objetivos, com ajuda de minha família e amigos estou alcançando. Com fé em Deus vou melhorar ainda mais”, celebra Iara.

A atleta de Frei Inocêncio se emocionou por conseguir ficar entre as três melhores do país (foto: Felipe Almeida)

Chegar a ser a terceira melhor do Brasil na categoria sub-23 feminino no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO não foi fácil. Iara teve que se desdobrar para conseguir os recursos e arcar com os custos de viagem e inscrição.

“Participar do Campeonato Brasileiro seria bom para mim, pois ganharia mais experiência de prova. Pensei em várias possibilidades e uma delas fazer uma rifa, mas meu irmão deu a ideia de realizar uma vaquinha on-line. Um amigo fez a arte para mim e comecei a divulgar, junto com outros amigos que me ajudaram a expandir. Recebi ajuda de pessoas que eu nem conheço, mas que são atletas e sabe quão difícil é essa busca por recursos. Também recebi ajuda do organizador do evento. Foram muitas pessoas que ajudaram e através da vaquinha consegui o valor necessário para arcar com todos os custos e consegui viajar tranquila”, destaca.

Short Track XCC

Mesmo tendo que conciliar o tempo entre o trabalho, estudos e treinos, ela chegou um pouco cansada em Mairiporã, mas aproveitou o Short Track XCC, que aconteceu no sábado (30), para aquecer, já que a categoria sub-23 nesta prova especificamente não computava pontos para o Campeonato Brasileiro. A atleta de Frei Inocêncio destacou outras situações importantes como a ajuda da Sense, que colocou uma equipe para revisar a sua bike antes das provas, além de dar acesso a atleta às massagens fisioterápicas nos dias anteriores das competições. “Senti a adrenalina no corpo, meu coração acelerou e veio a força e a vontade de querer ganhar. Minha bike soltou uma roldana na prova do XCC e ficou mais pesado para pedalar, mas essa situação serviu para acordar a musculatura, e depois com a massagem deu uma aliviada”.

Então após o Short Track XCC, Iara queria conseguir ao menos ficar no pódio do XCO para honrar as pessoas que a ajudaram. Por isso ela foi para a prova muito motivada, pensando na família e amigos. “Tinha que dar o meu melhor no XCO, porque queria representar a todos que me ajudaram e agradecer pela ajuda que tive. Dei o sangue na competição, queria ter conseguido o primeiro lugar do pódio, mas fico muito satisfeita com o resultado. Estou muito feliz de ser a terceira melhor do Brasil no sub-23 feminino.”

Mais duas competições

A temporada de Iara ainda reserva mais duas competições importantes. No dia 21 de novembro ela deve participar do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCM (maratona), em Juiz de Fora. Já nos dias 4 e 5 de dezembro, acontecerá a terceira e última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. Nesta competição especificamente, Iara está em terceiro lugar do ranking da categoria sub-23 feminino com 65 pontos, a nove pontos da vice-líder Laurien Miranda e 19 da líder Luiza Euzébio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Gabriel Menino é o novo reforço do Galo

🔊 Clique e ouça a notícia BELO HORIZONTE – O volante Gabriel Menino é o primeiro reforço do Galo para a temporada 2025! O jogador de 24 anos chega ao