Com a pandemia e a suspensão de jogos oficiais, atletas de várias modalidades receberam dispensa e puderam voltar para casa. Com isso, vários esportistas de Valadares que jogam em equipes estaduais e nacionais voltaram a treinar na cidade. A Praça de Esportes foi o local escolhido por vários deles para se manterem em forma. Um desses atletas é o jogador de basquete do Minas Tênis Clube LDB Samuel Ribeiro da Cruz.
Filho de pais valadarenses, Samuel é belo-horizontino e morou em Valadares até os 14 anos. Apesar de não ter idade para disputar os Jogos Estudantis Valadarenses (JEV), com 11 anos passou no teste para o Minas e começou a jogar pelo time. “Passei no teste, mas ainda fiquei morando em GV dos 12 aos 14 anos. Vinha para BH só para o jogo e voltava no mesmo dia. Eu pegava as jogadas na hora, 30 minutos antes do jogo, mas nessa idade é ainda bem simples”. Quando estava em Valadares, Samuel treinava com as equipes do Filadélfia e do Colégio Ibituruna.
Samuel ficou de abril a setembro do ano passado em Valadares, onde fez sua pré-temporada. Treinou na Praça de Esportes sozinho, sem equipe. O atleta elogiou a organização da Praça. “Melhorou a organização do uso. Eu treinava com hora marcada. Então, não corria risco de chegar lá e ter alguém usando a quadra no horário que eu tinha disponibilidade”, comentou.
No período em que ficou em Valadares, Samuel também treinou na Mamba Academy, na Igreja Batista da Esplanada, Academia Órbita Lagoa, Academia MM Movimentos, fez trabalho nutricional com Yuri Dutra e fisioterápico com Bruno Costa. “Todos eles foram extremamente importantes na minha preparação. Eles me ajudaram semanalmente”, afirmou. (Prefeitura de Governador Valadares)