[the_ad id="288653"]

Atendimento virtual ‘Chame a Frida’ está ativo em Valadares e região

Mulheres vítimas de violência podem acionar a Frida por whatsapp e, assim, fazer contato com a polícia

GOVERNADOR VALADARES – A Frida é a atendente virtual que atua no socorro a mulheres vítimas de violência. Sendo assim, basta uma mensagem de whatsapp para que as forças de segurança entrem em ação. Por isso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) reforça que o canal ‘Chame a Frida’ está em pleno funcionamento. A comarca de Valadares está a serviço dos municípios de Alpercata, Frei Inocêncio, Mathias Lobato, Marilac, Periquito, São José da Safira e São Geraldo da Piedade. Portanto, em caso de urgência, chame a Frida pelo número de whatsapp (31) 99469-3322.

De acordo com a Polícia Civil, o atendimento inicial às vítimas de violência ocorre por meio de mensagens pré-programadas. “Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, é feito o acolhimento e esclarecimento das principais dúvidas. Além disso, a atendente virtual pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis”, informa a PCMG.

Ainda segundo a polícia, o serviço também possibilita que a vítima agende um horário para comparecimento à delegacia ou exame de corpo de delito. Ao acionar a Frida, a mulher também pode acessar informações básicas sobre a Lei Maria da Penha e receber orientações sobre procedimentos legais e de proteção mediante o crime de violência.

A PCMG destaca que, ao identificar urgência, a atendente sempre direciona a vítima para conversa com um policial civil.

O atendimento do canal Chame a Frida acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Segundo a Polícia Civil, não há atendimento em regime de plantão e urgência. Dessa forma, ainda que seja acionada fora do horário, a atendente orienta a vítima a entrar em contato diretamente com a Polícia Militar, pelo número 190, para ocorrência presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM