Segundo Jackson Lemos, a Expoleste ficou definida para maio de 2022
Depois de um ano e seis meses, as reuniões da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACEGV) voltaram a ser realizadas de forma presencial. O retorno aconteceu graças à classificação do município no nível de alerta baixo contra a covid-19. Jackson Lemos, presidente da ACEGV, revelou em entrevista ao DRD que há muito trabalho a ser feito para retomar o ânimo da economia de Valadares. Ele também destacou as potencialidades do nosso comércio, o trabalho da entidade e listou os eventos previstos para os próximos meses, para fomentar a economia local. Destaques para o Natal Iluminado, que está previsto para retornar neste ano, e a Expoleste, que já tem data marcada em 2022.
Governador Valadares, que sempre teve sua economia baseada no comércio, atravessou os mais duros dias com a pandemia do novo coronavírus. Empresas, lojas e comércios tiveram prejuízos incalculáveis devido às medidas restritivas impostas pelo governo do Estado, através do programa Minas Consciente. Agora, comerciantes e lojistas tentam retornar à normalidade das vendas e recuperar o faturamento perdido.
“A Associação Comercial, desde o início da pandemia, vem cumprido todos os decretos sanitários. Desde o momento em que não era mais possível realizar reuniões de forma presencial, como diretores, decidimos continuar nossos encontros de forma online. Mesmo assim, não deixamos de trabalhar um minuto. Aliás, o trabalho foi bem maior nesta pandemia e ainda está sendo. A novidade é que, depois de muito tempo, tivemos a felicidade de retornar com as reuniões presenciais. O balanço da primeira reunião foi de tudo o que a ACEGV fez para os seus associados e não associados ao longo da pandemia”, disse.
Segundo Jackson Lemos, a retomada das reuniões presenciais da ACEGV somente foi possível após a avaliação dos indicadores da pandemia em Valadares, como taxa de aumento de mortalidade, taxa de transmissão e taxa de ocupação de leitos UTI-Covid, percentual de vacinação da 1ª dose, que tem avançado, e percentual de vacinação da 2ª dose.
No retorno das reuniões presenciais dos diretores da ACEGV, vários assuntos foram pautados. “O tema mais tratado nesta reunião foi como a ACEGV poder ajudar os nossos lojistas, setor de comércio, varejo e serviços a se reinventarem neste momento de transição causado pela pandemia, que trouxe a metodologia de comércio eletrônico. Vamos nos reunir e planejar como podemos criar um programa para auxilar os empresários nesse sentido”, afirmou Lemos.
Expoleste 2022 e Natal Iluminado 2021 confirmados
Maior exposição empresarial do Leste mineiro, a Expoleste é o principal produto da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares. No entanto, diante da pandemia da covid-19 , a diretoria da ACEGV teve de adiar por dois anos seguidos a feira, em 2020 e 2021. Jackson Lemos lamentou o fato de a feira não poder ser realizada por dois anos, mas garante que em 2022 haverá Expoleste. “Já trago em primeira mão aqui no DRD, mas em breve iremos falar sobre a realização da Expoleste 2022, que será no mês maio. A confirmação já é oficial. Nós temos compromisso com nossos associados, mas tudo deverá ser planejado, para o evento ocorrer de forma segura.”
Jackson também comentou sobre as chances de retorno do Natal Iluminado ainda neste ano em Valadares. “O Natal Iluminado também está sendo planejado, mas o custo para organizar as decorações ficou um pouco mais alto. Mas tudo está sendo estudado. Isso demonstra a força do associado de querer ver a nossa cidade prosperar. Dentro dos próximos dias teremos outras novidades boas para a cidade.”
Por fim, o presidente da Associação Comercial fez questão de mencionar o esforço de cada associado que se manteve com a entidade durante todo o ano de 2020 e metade de 2121, ainda em crise sanitária e econômica em todo o Brasil. “A grande maioria dos comerciantes e associados viu o esforço da associação nesta pandemia e sabe o que foi feito por nós e as demais entidades. Viram o quanto o trabalho foi sério, o esforço e a dedicação dos nossos diretores, tudo em prol de manter o equilíbrio entre a economia e a saúde. Valadares foi uma das poucas cidades que tiveram esse equilíbrio para não sacrificar os empresários. Eu costumo dizer que os nossos empresários foram e estão sendo verdadeiros guerreiros nesta pandemia”, concluiu.