[the_ad id="288653"]

Artistas plásticos de Valadares aguardam pelo projeto da construção de sede própria

A Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce aguarda ansiosamente pela construção de sua sede própria em Governador Valadares. Este é um desejo antigo da associação, que já apresentou o projeto para a Secretaria de Obras e Serviços Viários (SMOSU) no ano passado. Um ano depois, os artistas esperam que o projeto saia do papel.

A associação nunca teve uma sede fixa em Valadares. Os artistas já chegaram a expor em alguns ambientes como a Galeria Monhangara (no Teatro Atiaia) ou no Centro Cultural Nelson Mandela, ou outros locais abertos ao público. O projeto hoje está na pasta da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ( SMCELT ).

A construção da sede depende da doação de terreno, e o pedido precisa ser encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal, para que possa ser aprovado pelos vereadores.

Já existe até um local definido pelos artistas plásticos para a construção da sede. Próximo ao deck da antiga Feira da Paz, em frente à Praça Vereador Mario Rocha, logo acima da rua Órbis Club. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Kamilla Lage.

O projeto da sede da Associação dos Artistas Plásticos foi desenvolvido pela arquiteta Kamilla Lage

A fundadora da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce, a artista Clores Lage diz estar otimista para finalmente o projeto sair do papel. “Fundamos a associação em 1980, mas até hoje não temos sede. Já conseguimos o apoio e ajuda do deputado federal Euclydes Pettersen e de outras pessoas. Estive em reunião com o secretário de Cultura, Kevin Figueiredo, que se demonstrou entusiasmado com o projeto, que precisa passar antes pela Câmara Municipal. Gostaria de realizar o desejo de ver concluída a construção da sede e galeria da associação”, explicou.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo se posicionou dizendo que o projeto está em “trâmites internos”

Outros projetos culturais

Clores também comentou sobre outros possíveis projetos que podem ajudar a divulgar os artistas valadarenses. Todos já foram enviados para a SMCELT. “A ideia que temos é lançar um concurso para as esculturas em nossas praças com aproveitamento de material reciclado da Semov 2. Cada praça terá uma escultura. Kevin parece que também abraçou essa causa”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM