A Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce aguarda ansiosamente pela construção de sua sede própria em Governador Valadares. Este é um desejo antigo da associação, que já apresentou o projeto para a Secretaria de Obras e Serviços Viários (SMOSU) no ano passado. Um ano depois, os artistas esperam que o projeto saia do papel.
A associação nunca teve uma sede fixa em Valadares. Os artistas já chegaram a expor em alguns ambientes como a Galeria Monhangara (no Teatro Atiaia) ou no Centro Cultural Nelson Mandela, ou outros locais abertos ao público. O projeto hoje está na pasta da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ( SMCELT ).
A construção da sede depende da doação de terreno, e o pedido precisa ser encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal, para que possa ser aprovado pelos vereadores.
Já existe até um local definido pelos artistas plásticos para a construção da sede. Próximo ao deck da antiga Feira da Paz, em frente à Praça Vereador Mario Rocha, logo acima da rua Órbis Club. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Kamilla Lage.
A fundadora da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Rio Doce, a artista Clores Lage diz estar otimista para finalmente o projeto sair do papel. “Fundamos a associação em 1980, mas até hoje não temos sede. Já conseguimos o apoio e ajuda do deputado federal Euclydes Pettersen e de outras pessoas. Estive em reunião com o secretário de Cultura, Kevin Figueiredo, que se demonstrou entusiasmado com o projeto, que precisa passar antes pela Câmara Municipal. Gostaria de realizar o desejo de ver concluída a construção da sede e galeria da associação”, explicou.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo se posicionou dizendo que o projeto está em “trâmites internos”
Outros projetos culturais
Clores também comentou sobre outros possíveis projetos que podem ajudar a divulgar os artistas valadarenses. Todos já foram enviados para a SMCELT. “A ideia que temos é lançar um concurso para as esculturas em nossas praças com aproveitamento de material reciclado da Semov 2. Cada praça terá uma escultura. Kevin parece que também abraçou essa causa”, disse.