[the_ad id="288653"]

Artesanato do Vale do Jequitinhonha é destaque na ABUP Decor Show

FOTO: Divulgação/Sebrae Minas

SÃO PAULO – Entre os dias 12 (terça-feira) e 15 (sexta-feira) de agosto, São Paulo será palco da ABUP Decor Show, uma das maiores feiras de negócios do país nos setores de decoração, utilidades domésticas, mesa posta, presentes e design autoral. O Sebrae Minas participa com um estande do projeto Origem Minas, iniciativa que promove o artesanato e a gastronomia mineira, valorizando a história, a tradição e a exclusividade dos produtos.

Cinco associações estarão representadas: Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, Associação dos Artesãos de Cachoeira do Fanado, Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí — todas do Vale do Jequitinhonha —, além da Central Veredas, do Noroeste do estado, que leva uma coleção inédita de tecelagem desenvolvida pelo Projeto Urucuia Grande Sertão Veredas.

FOTO: Divulgação/Sebrae Minas

Pela primeira vez, associações do Vale participam do evento com uma coleção autoral que resgata a estética tradicional da cerâmica regional. As peças, desenvolvidas a partir de saberes ancestrais e aprimoradas com consultorias do Sebrae Minas, priorizam o uso do barro cru, formas simples e pinturas discretas em tons naturais — vermelho, branco, bege e marrom. A proposta é evidenciar a textura e a forma, equilibrando função e beleza.

“A gente percebeu que, com o tempo, fomos deixando de fazer o que os nossos antepassados faziam e aumentamos ainda mais os detalhes das pinturas nas nossas peças. Agora, queremos que as pessoas enxerguem a peça em si, a textura do barro, o formato, a história. Às vezes, uma florzinha ou um galhinho já são o suficiente para a peça ter alma. Isso reacendeu em nós uma esperança e um orgulho muito grande. Acreditamos muito nas peças que vamos levar para a Feira. Esperamos fechar bons negócios e mostrar o valor do nosso trabalho”, explica Anísia Lima de Souza, lavradora e artesã da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre.

Para Amanda Guimarães, analista do Sebrae Minas, a feira é uma oportunidade estratégica. “O artesanato mineiro carrega história, identidade e beleza em cada peça. Participar da ABUP Decor Show é uma oportunidade de conectar essas produções ao mercado nacional e internacional, gerar renda para as comunidades e posicionar o nosso fazer manual como protagonista no design brasileiro. Além disso, será uma vivência estratégica, pois permitirá ao artesão observar tendências e ampliar o relacionamento com lojistas e compradores”, destaca a analista.

FOTO: Divulgação/Sebrae Minas

Sobre o Origem Minas

O Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas em parceria com o Sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do setor. A iniciativa capacita artesãos em design, gestão e empreendedorismo, fortalece cooperativas e associações, e amplia o acesso a mercados. Em 2024, o projeto realizou mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros, com participação nos principais eventos nacionais e ações que reforçam a identidade cultural mineira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM