GOVERNADOR VALADARES – A área de transbordo de Governador Valadares é o local onde ocorre o descarregamento dos caminhões compactadores responsáveis pela coleta do lixo domiciliar da cidade. Após essa etapa, os resíduos são colocados em carretas maiores e transportados até o destino final, em uma área devidamente licenciada para a disposição dos rejeitos.
No entanto, o acúmulo de lixo no local vinha causando transtornos à população, principalmente aos moradores da região do Turmalina. A situação gerava impactos ambientais, como poluição, mau cheiro e proliferação de vetores. Segundo a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, o problema foi registrado no início de 2025 e teria sido herdado da gestão anterior.
De acordo com o Executivo municipal, o serviço de transbordo foi restabelecido após a regularização do contrato com a empresa responsável pela operação, a Rio Novo Soluções Urbanas. Em nota, a Prefeitura afirmou que a situação foi controlada. “Com o devido cumprimento do contrato pela empresa responsável pelo serviço – Rio Novo Soluções Urbanas – o Município garantiu o fim da fatídica montanha de lixo da área de transbordo, que agora se encontra praticamente sem lixo”, informou.
Ainda conforme os dados divulgados, entre junho e dezembro de 2025 foram retiradas 74.818,96 toneladas de resíduos do local. O volume corresponde a uma média aproximada de 414,88 toneladas de lixo coletadas diariamente na área de transbordo, indicando a retomada do fluxo regular de remoção e destinação dos resíduos sólidos do município.







