Segundo informações da força-tarefa, o incêndio consumiu cerca de 750 hectares
Após três dias de muito trabalho, a força-tarefa que conta com bombeiros militares e brigadistas do Instituto Estadual Florestal (IEF) conseguiu debelar todos os focos de incêndio na região da Ibituruna. Nesta sexta-feira (1º) será feito o rescaldo de toda a área atingida, cerca de 750 hectares.
Ontem foi o terceiro dia de combate ao incêndio e, desde as 6 da manhã, as equipes estavam no local para debelar os focos que ainda restavam. Uma das dificuldades encontradas desde o primeiro dia de trabalho era o local de difícil acesso, por isso novamente toda a equipe da Guarnição de Combate a Incêndio Florestal era transportada no helicóptero da 5ª Base Regional de Aviação do Estado – Brave – com apoio de quatro militares.
Já os aviões AirTractor, empenhados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), começaram o lançamento de água às 6h30, e por volta das 10 horas todos os focos foram debelados. Foram utilizados aproximadamente 60 mil litros de água.
Durante todo o dia, as equipes realizaram o combate aos focos de incêndio em locais de reignição, monitoramento da área e rescaldo. Todas as frentes de incêndio foram debeladas restando somente focos isolados em áreas já queimadas. O encerramento das operações aconteceu às 19 horas.
Acesso ao pico da Ibituruna restringido
A Prefeitura de Valadares indicou que o acesso ao pico da Ibituruna ainda é restrito e, por isso, a visitação não pode ser realizada neste momento, ressaltando o trabalho que ainda está sendo realizado com muito empenho para que o quanto antes tudo esteja controlado e seja liberado o fluxo normal até o pico.