GOVERNADOR VALADARES – O EVA – Escuta, Vigilância e Ação, aplicativo criado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para proteção, acolhimento e acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica, será apresentado à sociedade valadarense nesta terça-feira (23), às 18h30, durante audiência pública convocada pela vereadora Fernanda Braz. O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal e é aberto a todos os interessados no tema.
De acordo com a parlamentar, o combate à violência doméstica requer a articulação de políticas públicas eficazes, capazes de oferecer respostas rápidas, proteção integral e monitoramento constante das situações de risco. “O EVA representa um avanço significativo ao permitir que a vítima seja escutada e monitorada de forma segura e integrada, por meio da atuação direta da Polícia Civil, em parceria com os demais órgãos da rede de atendimento”, afirma.
A audiência terá como objetivo não apenas apresentar o funcionamento e as finalidades do aplicativo, mas também incentivar a adesão dos serviços municipais e estaduais à ferramenta, fortalecer a integração da rede de proteção e mobilizar a população no enfrentamento à violência de gênero.
O EVA já é considerado uma inovação tecnológica no enfrentamento à violência doméstica, ao aproximar a vítima das instituições responsáveis pelo acolhimento e acompanhamento, possibilitando maior agilidade nas respostas e ampliando a segurança.







