Em entrevista, o prefeito Coronel Sandro faz um balanço do primeiro ano de gestão, aponta gargalos estruturais antigos e antecipa prioridades e investimentos planejados para 2026
Às vésperas de completar 88 anos de emancipação política, Governador Valadares vive um momento de reflexão sobre seu passado e de planejamento para o futuro. Em entrevista, o prefeito Coronel Sandro (PL) destaca os principais desafios herdados ao longo de quase um século, como a infraestrutura envelhecida e a gestão de resíduos, faz um balanço do primeiro ano do atual Executivo após as eleições de 2024 e projeta ações e obras que devem marcar o ano de 2026, com foco em saúde, educação e desenvolvimento urbano.
FRED SEIXAS – Valadares comemora nesta semana, na sexta-feira, dia 30, 88 anos de emancipação política. Quais são os maiores desafios do município neste momento?
CORONEL SANDRO – São quase um século de existência. E, em quase um século, a infraestrutura do município é muito antiga, está muito desgastada. As redes de abastecimento de água, as redes de esgoto… Em muitos lugares, muitos bairros não têm a coleta adequada. Ainda não temos tratamento, estamos a caminho disso. Então, a gente observa que temos que atuar muito na infraestrutura disso que eu já citei.
Existem algumas obras que são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, como, por exemplo, uma nova ponte para absorver o trânsito local entre a Vila Isa e a área central de Governador Valadares, para citar uma delas.
Então, esses desafios estão aí afrontando gestões pelo passado afora. Nós nos propusemos a encarar esse desafio e estamos buscando soluções para todas essas questões. Em relação à infraestrutura urbana e, principalmente, às vias de rodagem, a gente tem vias que são antigas também: o asfaltamento, o calçamento, que têm buracos e que nós temos que cuidar. Estamos desenvolvendo estratégias para cuidar disso.
Governador Valadares é uma cidade muito aprazível, e a gente percebe que, infelizmente, não temos condição de cuidar de tudo ao mesmo tempo. Mas, fazendo um pouco a cada dia, a gente vai conseguir.
E um grande problema que eu considero em Governador Valadares é que, infelizmente, as pessoas ainda não são educadas o suficiente e descartam o lixo em local inadequado: na beira do rio, na beira de córregos, na beira das ruas. E isso faz com que o município gaste um recurso enorme, quase 8 milhões por ano, só para tirar o lixo do lugar inadequado. Se as pessoas colaborassem, descartassem no lugar certo, nós não teríamos esse problema. Então, nós temos esse desafio também.
FRED SEIXAS – Como foi o último ano, o primeiro do atual Executivo após as eleições de 2024?
CORONEL SANDRO – O último ano foi de aprendizado e também de muita alegria pelo que nós conseguimos executar em tão pouco tempo e com recursos ainda não suficientes. Fico feliz, por exemplo, de a gente ter atendido o bairro Turmalina com uma rua que eles almejavam o calçamento há muito tempo, a Rua Padre Paraíso.
Nós implantamos um programa de atenção às pessoas em situação de rua, chamado “Rua Não é Lar”, para voltar a dar dignidade a essas pessoas, tirá-las das ruas e dar a elas um tratamento digno, embora respeitando a lei, porque a gente não pode obrigá-las a sair.
A gente também implantou um programa de atenção àquelas pessoas que são deportadas, que vêm dos Estados Unidos, nossos irmãos valadarenses que estavam lá e, por alguma razão, foram deportados, para atendê-los aqui em suas necessidades quando retornam.
E a gente iniciou a retirada de todo o lixo da área de transbordo que fica lá no Turmalina, que, aos poucos, praticamente estamos retirando todo o lixo que está lá. Estamos continuando com isso, o que foi muito importante.
E, principalmente, a gente consolidou uma gestão que é muito técnica. Nós temos ótimos secretários de Estado e ainda temos muitos desafios. O primeiro ano foi bom, e, neste segundo, queremos ser muito melhores ainda.
FRED SEIXAS – Que presentes a população de Valadares pode esperar para 2026?
CORONEL SANDRO – Nós já identificamos quais são as prioridades às quais precisamos dar atenção. Por exemplo, em relação aos servidores públicos, a gente sempre pagou os salários no último dia do mês do exercício do recebimento. E olha que a gente poderia pagar depois. Não. Optamos: temos o dinheiro, vamos pagar. Em 2026, nós pretendemos continuar, se as possibilidades de recurso financeiro nos permitirem.
Mas, sabendo agora o que a gente precisa fazer, é só adotar as medidas necessárias para que essas obras, principalmente as ações nas áreas da saúde e da educação, possam acontecer. Este ano, a gente vai tornar público, mais à frente, um caderno de obras e ações, com uma projeção de tudo o que a gente pretende fazer em 2026, bem detalhado por localidade, por bairro, por distrito.
E com um detalhe: nós ouvimos a população para definir essas prioridades. Ouvimos também os representantes da população, que são os vereadores, para definir essas prioridades. Então, acredito que 2026 vai ser um ano muito importante, um ano de grandes realizações.
E, nesses 88 anos, pode ter certeza: a gente está se preparando para mais 88 de muitas realizações, para poder fazer o povo de Valadares feliz.
Prefeito Coronel Sandro projeta melhorias para Valadares neste ano







