A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um comunicado, na manhã desta terça-feira (18), informando a proibição de comercialização, distribuição e uso de dois lotes de chocolates da marca Garoto.
Segundo a Anvisa, a empresa Chocolates Garoto Ltda iniciou um procedimento de recolhimento de dois lotes de barras de chocolate, devido à “constatação de avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica, com risco de conter pequenos fragmentos de vidro em produtos dos lotes, podendo causar lesões na boca ou mucosas”.
De acordo com a documentação e registros da empresa, há possibilidade de contaminação apenas em dois lotes, não havendo restrição de uso dos demais produtos da marca. Sendo que a maior parte dos produtos dos lotes implicados não foi comercializada, tendo alguns produtos sido distribuídos em Vila Velha, no Espírito Santo, e no estado de Santa Catarina.
A empresa Chocolates Garoto Ltda informou sobre o início de recolhimento voluntário referente aos lotes dos seguintes produtos: chocolate ao leite com Castanhas de Caju, marca Garoto, tablete 80g, com validade 09/09/2023 (número do lote: 225212941G); e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas, marca Garoto, tablete 80g, com validade 09/09/2023 (número de lote: 225312941G).
Procedimento de boas práticas de fabricação
Segundo a Anvisa, o procedimento de recolhimento de alimentos também está incluído no escopo das Boas Práticas de Fabricação, com vistas a permitir o efetivo recolhimento e a apropriada destinação de alimentos expostos à comercialização com suspeita ou constatação de causar dano à saúde