[the_ad id="288653"]

Anúncio de vaga de emprego em Governador Valadares viraliza nas redes sociais

FOTO: Anderson Oliveira/ Arquivo Pessoal

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe que é normal as empresas apresentarem alguns critérios no momento da seleção e contratação de novos funcionários: ser comunicativo, proativo e trabalhar bem em equipe. Mas aqui em Governador Valadares, a ‘concorrência’ com os Estados Unidos motivou uma empresa de artigos esportivos a colocar um critério que só vai entender quem é de Valadares.

Impresso em uma folha A4 e pregado na vitrine da loja no centro da cidade, o anúncio informa que o estabelecimento estava recebendo currículos para avaliação e contratação. Mas o que chama a atenção é o último critério para a vaga. Além do candidato ter mais de 18 anos, experiência de vendas e conhecimento em informática, o anúncio também destaca: “que não tenha planos de ir para os EUA nos próximos 12 meses”.

O anúncio que buscava chamar a atenção para a contratação de uma vaga para a loja, em poucas semanas viralizou nas redes sociais, principalmente após a publicação de um vídeo, no qual o gerente de vendas da loja, em um tom bem humorado, fala sobre a dificuldade de preencher a vaga de emprego devido ao grande número de pessoas da cidade que migram para os Estados Unidos. (Veja o vídeo abaixo)


“Eu procurei divulgar a vaga de emprego de maneira convencional, procurei empresas de RH e recrutamento também. Não consegui assim, pouquíssimas vagas em duas semanas anunciando a vaga. Aí foi quando eu decidi, mais uma vez, fazer um anúncio com esse pré-requisito aí né? Inusitado até então, mas é como dizem né? Se tem placa é porque tem história!”, disse Anderson Oliveira, gerente de vendas.

Repercussão

O vídeo em questão foi publicado há aproximadamente duas semanas por Anderson Oliveira. Desde que a empresa abriu a loja na cidade, em 2016, ele atua como gerente de vendas e também é responsável pela seleção de novos funcionários para a empresa em Governador Valadares. Depois de ter perdido dois funcionários seguidos, que deixaram o emprego para ir morar nos Estados Unidos, Anderson teve a ideia de fazer o anúncio para a vaga de emprego de forma não muito convencional.

“Eu anunciava a vaga de trabalho e ninguém aparecia, não apareciam candidatos ou quando apareciam era pouquíssimos candidatos. A primeira vez que eu fiz esse tipo de anúncio foi ano passado, fiz a mesma coisa porém para outra vaga. Eu sou uma pessoa bem entendida em marketing e pensei em fazer algo que iria repercutir, fazer uma graça com a realidade que a gente está vivendo”, explicou Anderson Oliveira.

Dificuldade em contratar

Para Anderson, a dificuldade de preencher o quadro de funcionários da empresa é uma questão que tem se agravado principalmente após o período da pandemia. Na visão do gerente de vendas, a questão não está relacionada à oferta de emprego, mas sim ao desejo de muitos valadarenses de viver o “sonho americano”.

“Então as pessoas vão embora não necessariamente pela falta do trabalho ou pela falta de oportunidade na cidade, mas sim por querer viver o sonho americano. Às vezes tem pessoas que, realmente, se ficassem no Brasil, seriam apenas assalariados, teriam talvez nenhuma oportunidade de concluir um ensino superior. Mas os Estados Unidos conseguem proporcionar, dar uma alavancada na vida financeira das pessoas. Porque é uma moeda que vale cinco vezes mais do que a nossa, então eles conseguem economizar e fazer em cinco anos de trabalho, lá, o que fariam em quase vinte anos no Brasil. E isso, de certa forma, ajuda muito a cidade e economia local”, disse Anderson Oliveira.

Ainda segundo Anderson, além do alcance da publicação e visibilidade, o vídeo também ajudou no processo de contratação da empresa. Depois de 10 dias ele conseguiu preencher a vaga e efetuar a contratação para a função de vendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM